Uriah Heep – Tokio Marine Hall, São Paulo

11/04/2025
|
Tokio Marine Hall - São Paulo
Por Otávio Augusto Juliano – Instagram @showsbyotavio

Fotos por Rogério Talarico @rogeriotalarico

Não é incomum se ouvir que o Uriah Heep é uma banda subestimada. Embora vinda de Londres e formada no final da década de 60, é fato que a banda não alcançou tanto sucesso comercial quanto ícones como Deep Purple e Led Zeppelin, grupos musicais de Rock também ingleses e surgidos na mesma época.

 

Talvez o reconhecimento por parte do público em geral não seja tão grande, mas certamente o respeito e a influência que o Uriah Heep teve (e ainda tem) sobre outras tantas bandas é inegável.

 

O legado de mais de 55 anos de carreira e 25 discos de estúdio lançados foi celebrado pelos fãs que compareceram em bom número ao Tokio Marine Hall na última sexta-feira, para a anunciada turnê de despedida “The Magician’s Farewell”.

 

Fundado pelo guitarrista Mick Box, único ainda remanescente da formação original, o Uriah Heep “passeou” por diversos sucessos da banda, como a clássica e provavelmente mais conhecida composição dos ingleses: “Easy Livin’”, festejada e cantada com empenho por quem compareceu ao show.

 

Durante noventa minutos cravados, o repertório focou especialmente nas faixas dos quatro discos lançados em sequência pela banda: “Look At Yourself” (1971), “Demons and Wizards” (1972), “The Magician’s Birthday” (1972) e “Sweet Freedom” (1973).

 

A última passagem do Uriah Heep pelo Brasil havia sido em dezembro de 2023 e na ocasião composições do mais recente disco, “Chaos & Colour” (2023), ficaram de fora. Dessa vez, “Hurricane” e “Save Me Tonight” foram escolhidas para serem executadas ao vivo para o público paulistano. Em contrapartida, foi sentida a falta de canções como “Lady in Black” e “Look At Yourself”.

 

A acelerada “Free ‘n’ Easy” foi um momento de bastante frenesi na plateia e o vocalista Bernie Shaw fez questão de salientar que nos anos 70 o Rock era mais direto, quando, segundo ele, não havia tantos subgêneros e títulos para o que chamou simplesmente de “Rock”.

 

Ao final, apesar de divulgada como turnê de despedida do Uriah Heep, Bernie ainda afirmou que a banda voltará ao país, deixando uma grande dúvida no ar sobre o futuro do grupo inglês e uma eventual aposentadoria. É esperar para ver e torcer por um retorno, pois com o Uriah Heep no palco é garantia de boa música e show de qualidade.

 

Agradecimentos à Top Link Music (Clovis Roman e Thiago Rahal) pela atenção e credenciamento da equipe da rádio.

 

Banda:

Mick Box – guitarra

Phil Lanzon – teclado

Bernie Shaw – vocal

Russell Gilbrook – bateria

Dave Rimmer – baixo

 

Setlist:

Grazed by Heaven

Save Me Tonight

Overload

Shadows of Grief

Stealin’

Hurricane

The Wizard

Sweet Lorraine

Free ‘n’ Easy

The Magician’s Birthday

Gypsy

July Morning

 

Bis

Sunrise

Easy Livin’

Fonte: Redação Kiss FM

Confira Aqui

Mais Resenhas

13/07/2024

|

Tokio Marine Hall, São Paulo

Em comemoração ao aniversário da Kiss FM e ao Dia Mundial do Rock celebrado no Brasil,...

22/06/2024

|

Auditório do Ibirapuera, São Paulo

Se a organização do festival Best Of Blues and Rock já havia inovado na edição de...

24/05/2024

|

Carioca Club, São Paulo

É bem verdade que a inconstante carreira da banda californiana The Calling é repleta de recomeços,...

Precisa de Ajuda?