Quem imaginaria que Sir Paul McCartney retornaria ao Brasil novamente com a turnê “Got Back”, menos de um ano após sua última passagem pelo país? Pois o ex-Beatle retornou para uma dobradinha de apresentações em São Paulo e mais uma data adicional em Florianópolis.
A Kiss FM acompanhou a primeira das duas noites na capital paulista e este repórter que vos escreve atesta: que privilégio poder assistir Paul McCartney duas vezes em menos de um ano, com todo seu talento e encanto, do alto dos seus 82 anos!
Pontualmente, às 20hs, o vídeo de introdução foi iniciado e as luzes se apagaram. Paul ainda demoraria 30 minutos para aparecer com seu baixo Höfner, quando o show efetivamente começou, ao som de “A Hard Day’s Night” (The Beatles).
Com o Allianz Parque lotado (os ingressos estavam esgotados, o que inclusive gerou a data adicional em São Paulo), a reação do público foi imediata, afinal era dada a largada para mais uma oportunidade especial de ver Sir Paul McCartney ao vivo.
Descontado o tempo inicial do vídeo introdutório, foram pouco mais de duas horas e meia de apresentação, com McCartney se revezando entre baixo, guitarra, violão e piano. E tudo isso sem intervalos ou pausas para um copo d’água sequer! Paul se cuida e está realmente com sua saúde em dia, apto a comandar a plateia por todo esse tempo, sem interrupções.
Quem já foi a um show do ex-Beatle sabe que energia, carisma e simpatia são parte do espetáculo, e McCartney interage muito seus fãs, esforçando-se para falar português, ainda que com ajuda de algumas “colinhas”. “O pai tá on”, “só os manos” e “só as minas” foram algumas dessas falas, com gírias e muito bom humor. Até dedicatória à sua esposa Nancy Shevell, também em português, o músico fez, antes de tocar “My Valentine”.
A experiência de presenciar uma apresentação do ex-Beatle exige um forte controle emocional, afinal são muitos sucessos e canções que marcaram a vida dos fãs, como a linda “Blackbird”, com a parte central do palco em elevação, “Hey Jude”, com o público a cantar o refrão a plenos pulmões, e “Let It Be”, todas composições dos Beatles. É mesmo de arrepiar.
Paul ainda traz no repertório faixas autorais, como a mais recente e divertida “Come On to Me” (2018) e “Maybe I’m Amazed”, lançada em 1970, em seu primeiro disco solo após o fim do Beatles.
Dentre as mais agitadas, estiveram presentes no set list a pesada “Helter Skelter” (The Beatles), com luzes vermelhas e imagens alternadas em alta velocidade no telão, além de “Live and Let Die” (Wings), que sempre proporciona um momento mágico, com um espetáculo de fogos e explosões pelo palco.
Para quem desejava dançar, oportunidades não faltaram. “Dance Tonight”, como o próprio nome sugere, fez os fãs dançarem e vale o destaque também para o baterista Abe Laboriel Jr e suas “dancinhas” engraçadas. “Ob-La-Di, Ob-La-Da” (The Beatles) já mais para o final e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (The Beatles) durante o bis, são outros ótimos exemplos de canções que não deixaram o público parado.
John Lennon e George Harrison foram homenageados por McCartney, que agradeceu carinhosamente toda a sua equipe, pedindo aplausos a todos os profissionais envolvidos na produção do evento. Até o falecido Jimi Hendrix foi lembrado durante a execução de “Let Me Roll It” (Wings), com Paul destacando que o guitarrista era um “cara muito legal e humilde”, lembrando ainda que o conheceu nos anos 60.
Como citado no início, se era difícil de imaginar que Paul voltaria em tão curto espaço de tempo ao Brasil, por que não sonhar com uma vinda do ex-Beatle ao país já em 2025? Fica a torcida!
Agradecimentos à FleishmanHillard e Bonus Track pela atenção e credenciamento. Fotos por Marcos Hermes – gentilmente cedidas pela assessoria do evento.
Banda:
Paul “Wix” Wickens (teclados)
Brian Ray (baixo/guitarra)
Rusty Anderson (guitarra)
Abe Laboriel Jr (bateria)
Paul Burton (trombone)
Kenji Fenton (saxophone)
Mike Davis (trompete)
Set list:
A Hard Day’s Night (The Beatles)
Junior’s Farm (Wings)
Letting Go (Wings)
Drive My Car (The Beatles)
Got to Get You Into My Life (The Beatles)
Come On to Me
Let Me Roll It (Wings) (with “Foxy Lady” by Jimi Hendrix coda)
Getting Better (The Beatles)
Let ‘Em In (Wings)
My Valentine
Nineteen Hundred and Eighty-Five (Wings)
Maybe I’m Amazed
I’ve Just Seen a Face (The Beatles)
In Spite of All the Danger (The Quarrymen)
Love Me Do (The Beatles)
Dance Tonight
Blackbird (The Beatles)
Here Today
Now and Then (The Beatles)
New
Lady Madonna (The Beatles)
Jet (Wings)
Being for the Benefit of Mr. Kite! (The Beatles)
Something (The Beatles)
Ob-La-Di, Ob-La-Da (The Beatles)
Band on the Run (Wings)
Get Back (The Beatles)
Let It Be (The Beatles)
Live and Let Die (Wings)
Hey Jude (The Beatles)
Bis:
I’ve Got a Feeling (The Beatles)
Birthday (The Beatles)
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise) (The Beatles)
Helter Skelter (The Beatles)
Golden Slumbers (The Beatles)
Carry That Weight (The Beatles)
The End (The Beatles)