Mark Farner`s American Band

20/04/2024
|
Carioca Club, São Paulo
Por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio

Fotos por Rogério Talarico – Instagram @rogeriotalarico

“Você não pode falar sobre rock na década de 1970 sem falar sobre Grand Funk Railroad”, escreveu certa vez o jornalista americano David Fricke, para a revista Rolling Stone.

 

O trio original Grand Frunk Railroad fez um estrondoso sucesso nos anos 70 e Mark Farner é um dos seus cofundadores, tendo uma relevância enorme para a música, especialmente o Rock. De 1969 a 1976, ano em que os membros originais se separaram pela primeira vez, Mark foi o vocalista e guitarrista responsável por interpretar e compor canções como “Bad Time”, “Footstompin’ Music” e “I’m Your Captain (Closer to Home)”.

 

Em turnê pelo Brasil, com três datas agendadas, Farner trouxe a São Paulo, no último sábado, sua energia e simpatia cativantes. Só quem já foi a uma apresentação do artista sabe o quanto ele se entrega no palco, executando os clássicos de sua antiga banda com maestria e muita paixão.

 

Antes dos shows, Mark ainda passou pelo estúdio da Kiss FM na noite de sexta-feira, para uma entrevista ao vivo com o locutor Rodrigo Branco, na qual falou sobre carreira, racismo, religião, reunião da formação original de sua ex-banda e sobre novas composições (no Youtube oficial da rádio você encontra a entrevista completa – https://www.youtube.com/watch?v=oag_ebY42s0). Na oportunidade, Farner falou inclusive sobre seu próximo single, de nome “Real”, prometendo que iria tocá-lo em São Paulo.

 

A música nova, apesar de constar no set list impresso e colado no palco, acabou por ser retirada do repertório e não foi tocada pelo vocalista. Em compensação diversos outros sucessos fizeram a alegria de quem esteve presente no Carioca Club no sábado.

 

Nem um pequeno tropeço de Mark logo no início, que o fez cair próximo à bateria, tirou o brilho da apresentação. Farner se reergueu em segundos, sem nem precisar de ajuda da equipe, e o show seguiu normalmente. Algum tempo depois o vocalista e guitarrista aproveitou inclusive para virar uma garrafa long neck de cerveja, brincando que cuspiria a bebida em direção ao público.

 

Como ocorreu da última vez que esteve no Brasil, em 2019, o repertório foi inteiramente focado nas músicas do Grand Funk Railroad, sejam aquelas compostas pelo trio original, ou aquelas que ficaram famosas na versão feita pela banda.

 

É o caso de dançante e animada “Some Kind of Wonderful” e “The Loco-Motion”, dobradinha que ficou para o final do show e agitou a plateia. Antes disso, porém, foram tocados diversos outros sucessos do Grand Funk Railroad (veja a lista de canções abaixo), com destaque para a performance da banda de apoio de Mark, formada pelos competentes músicos Hubert Crawford (bateria), Paul Randolph (baixo) e Mark Hoyt (teclado).

 

É claro que “We’re An American Band” foi cantada de forma bastante efusiva pelos presentes, como era de se esperar, mas “Heartbreaker” também merece destaque pela participação do público, que foi inclusive elogiada por Mark, ao falar ao microfone que os fãs presentes eram “todos grandes cantores”.

 

A já citada no início do texto, “Bad Time”, composta pelo próprio Mark, foi outra que agitou a plateia e levou muitos dos fãs mais antigos a dançar na pista e nos camarotes, afinal o Grand Funk Railroad é uma banda que tem boa parte de seus adeptos na casa dos cinquenta ou mais anos de idade.

 

Foram quase noventa minutos do mais “puro suco” de Rock N’ Roll, com elementos de R&B, Soul e Funk, que formam a música marcante, dançante e extremamente relevante que Mark e o Grand Funk Railroad nos trouxeram na década de 70, música essa que atravessa gerações e segue mais viva e atual do que nunca.

 

Agradecimentos à editora/produtora Estética Torta pela atenção e credenciamento da equipe da rádio.

 

Set List:

 

Are You Ready (Grand Funk Railroad)

Rock & Roll Soul (Grand Funk Railroad)

Footstompin’ Music (Grand Funk Railroad)

Paranoid (Grand Funk Railroad)

We’re An American Band (Grand Funk Railroad)

Bad Time (Grand Funk Railroad)

Aimless Lady (Grand Funk Railroad)

Sin’s a Good Man’s Brother (Grand Funk Railroad)

I Can Feel Him in the Morning (Grand Funk Railroad)

Ohio (Crosby, Stills, Nash & Young)

The Railroad (Grand Funk Railroad)

Heartbreaker (Grand Funk Railroad)

 

Some Kind of Wonderful (Soul Brothers Six)

The Loco-Motion (Carole King/Gerry Goffin)

I’m Your Captain (Closer to Home) (Grand Funk Railroad)

Fonte: Redação Kiss FM

Confira Aqui

Mais Resenhas

13/07/2024

|

Tokio Marine Hall, São Paulo

Em comemoração ao aniversário da Kiss FM e ao Dia Mundial do Rock celebrado no Brasil,...

22/06/2024

|

Auditório do Ibirapuera, São Paulo

Se a organização do festival Best Of Blues and Rock já havia inovado na edição de...

24/05/2024

|

Carioca Club, São Paulo

É bem verdade que a inconstante carreira da banda californiana The Calling é repleta de recomeços,...

Precisa de Ajuda?