Os veteranos do metal nacional, Angra, acabam de lançar um videoclipe para uma nova versão de “Pra Frente Brasil”, o inesquecível tema que embalou a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970. Regravada pela formação atual da banda — composta por Alírio Netto, Rafael Bittencourt, Felipe Andreoli, Marcelo Barbosa e Bruno Valverde —, a faixa já está disponível no canal do grupo no YouTube e em todas as redes sociais.
Com mixagem a cargo de Dennis Ward e edição de vídeo assinada por Maycon Avelino, o novo lançamento renova os laços do Angra com a canção, que entrou pela primeira vez no repertório da banda em 2002. A releitura preserva a força melódica da obra original, mas a transporta para o universo do heavy metal, imprimindo o peso, o virtuosismo técnico e a identidade rítmica brasileira que consagraram o quinteto internacionalmente.
Contexto histórico e o peso da canção
Composta por Miguel Gustavo para apoiar a seleção no mundial do México, “Pra Frente Brasil” atravessou gerações como um dos maiores símbolos culturais do futebol no país, imortalizando o tricampeonato. No entanto, a banda não ignora o peso histórico da faixa, que foi criada durante o regime militar e amplamente utilizada pela retórica nacionalista da época. A atual formação reinterpreta o material sob a perspectiva de uma nova era, honrando a música através de sua linguagem característica.
Reunião histórica e novos rumos
A estreia do clipe de “Pra Frente Brasil” aquece os motores para uma intensa agenda de shows. O Angra preparou um cronograma especial para o restante de 2026, que inclui turnês pelo Brasil, América do Sul, Europa e Ásia. Os fãs também podem aguardar apresentações exclusivas para celebrar o 30º aniversário do aclamado álbum Holy Land.
O ano de 2026 já entrou para a história da banda. Em abril, durante o festival Bangers Open Air, no Memorial da América Latina (SP), o Angra promoveu uma catártica reunião da era Rebirth. Além de um set com a formação recente — que marcou a despedida do veterano Fabio Lione após 13 anos nos vocais —, o público testemunhou o retorno aos palcos do guitarrista Kiko Loureiro, do vocalista Edu Falaschi e do baterista Aquiles Priester. O evento também serviu para coroar a entrada oficial de Alírio Netto (ex-Shaman) como o novo frontman oficial do grupo.
