O Detonautas apresenta “Vampira”, seu novo single, que chega às plataformas digitais no dia 6 de fevereiro e inaugura mais um capítulo da fase musical de experimentos da banda. Com participação especial de Milton Cunha, a faixa antecipa o próximo álbum do grupo, previsto para março, e aposta em uma sonoridade que mistura elementos rock, pop, batidas eletrônicas e referências diretas ao imaginário folclórico dos vampiros.
A banda reafirma, neste lançamento, sua vocação para dialogar com o presente sem abrir mão da própria essência, agora atravessando novas estéticas, linguagens e narrativas. Produzida por Pablo Bispo e Ruxell, dupla responsável por alguns dos maiores sucessos da música pop nacional nos últimos anos, o single nasce como uma alegoria contemporânea, uma personagem feminina que seduz, encanta e assusta, símbolo de liberdade, mistério e transgressão. “Vampira’ é uma música irônica, sedutora e provocativa. Ela fala dessa personagem que encanta e causa medo ao mesmo tempo, porque é incontrolável e tira os homens da zona de conforto. É uma metáfora sobre esse imaginário masculino que teme as mulheres que não se deixam dominar.”, afirma Tico Santa Cruz.
Para o grupo, o novo single também simboliza a liberdade criativa que sempre marcou a trajetória da banda. Ao longo dos anos, eles construíram uma identidade que transita por diferentes nuances do rock, muitas vezes flertando com territórios
sonoros que podem causar estranhamento à primeira escuta, mas que se tornam naturais quando traduzidos para a própria linguagem da banda.
Nesse sentido, a faixa surgiu logo no início do processo de produção do novo álbum e acabou ajudando a moldar o universo estético e musical que se desdobra aolongo das demais canções, funcionando como um ponto de partida para as experimentações que definem essa nova fase. A canção também se conecta diretamente ao período em que é lançada, às vésperas do Carnaval. Para Tico, a faixa dialoga com uma tradição brasileira que sempre esteve presente na história do rock nacional.
“Existe uma ironia bonita em lançar essa música em fevereiro. O rock brasileirosempre transitou por esse lugar do carnaval, como a própria Rita Lee fazia. A gente trouxe essa energia lúdica, psicodélica e carnavalesca para dentro do nosso universo”, explica.
A participação de Milton Cunha, que abre a faixa com uma narração, reforça ocaráter simbólico e performático de “Vampira”. O lançamento sucede o single “Potinho de Veneno” e consolida a proposta estética do novo álbum, cada faixa
como um episódio, com identidade própria, linguagem cinematográfica e um olhar pop sobre o que Tico define como um “Brasil profundo”.

Créditos: Pedro Hansen
Ouça:
https://bandadetonautas.lnk.to/Vampira
Ficha Técnica
Tico Santta Cruz – Voz
Renato Rocha – Guitarra e Teclados
Fábio Brasil – Bateria
Phil Machado – Guitarra
Macca – Baixo
Produção – Pablo Bispo e Ruxell
Locução de Abertura – Milton Cunha
Gravada por Raphael Castro no estúdio Cia. Dos Técnicos (RJ)
Gravação, Mixagem e Masterização: Matheus Gomes no estúdio Tambor (RJ)
Assessoria de Imprensa
Fernanda Burzaca
Ana Almeida
Ugor
Fonte: Daniel Massaranduba
