Peter Gabriel anunciou recentemente um novo álbum de estúdio, intitulado o/i’.
Uma espécie de complemento ao seu extenso projeto ‘i/o’ de 2023 — que foi seu primeiro lançamento de material original inédito em mais de 20 anos — este novo trabalho tem previsão de lançamento para 2026.
A primeira prévia do álbum, “Been Undone (Dark-Side Mix)”, foi lançada em 3 de janeiro:
A música foi acompanhada por um vídeo de 10 minutos com a participação de Gabriel:
Assim como Gabriel fez com o projeto do álbum ‘i/o’, cada música terá uma versão correspondente, uma do lado da luz e outra do lado das trevas — e cada uma será lançada a cada lua cheia de 2026.
Aqui está a versão “Light-Side” de “Been Undone”, lançada após a versão “Dark-Side”:
“Tenho o prazer de anunciar que esta noite, na lua cheia, daremos início a mais um ano de lançamentos sob o nome de ‘o\i’.
As músicas são uma mistura de pensamentos e sentimentos.
Tenho refletido sobre o futuro e como poderemos reagir a ele. Estamos entrando em um período de transição sem precedentes, provavelmente desencadeado por três ondas: inteligência artificial, computação quântica e a interface cérebro-computador. Os artistas têm o papel de perscrutar a névoa e, quando vislumbrarem algo, erguer um espelho.
Estas são as minhas partes irregulares –i/o: o interior tem uma nova saída e o\i: o exterior tem uma nova entrada.
Nós não somos, e nunca fomos, seres exclusivamente autônomos e independentes que têm o mundo à nossa disposição. Somos algo mais, parte da natureza, parte de tudo, e sentir essa conexão, dançar, dar e receber amor pode nos ajudar a encontrar nosso lugar – e a abrir um grande sorriso em nossos rostos.
Algumas dessas músicas farão parte do projeto cerebral que venho explorando há alguns anos, e outras simplesmente me fazem feliz. Espero que gostem delas“, disse Gabriel em comunicado.
Por: Juliana Carpinelli (Big Rock N’ Roll)
