Dave Mustaine, vocalista e guitarrista do Megadeth, se juntou ao apresentador Eric Young, no mais recente episódio do programa “Vinyl Obsession” do canal AXS TV, a fim de falar sobre assuntos relacionados à música. Dentre esses assuntos abordados, estão alguns dos álbuns que serviram de influência e inspiração para o músico. Como resultado, sem nenhuma surpresa, uma das seleções de Dave foi o álbum “Lightning To The Nations”, o debut da banda britânica de Heavy Metal, Diamond Head, que nasceu dentro do movimento NWOBHM. Mustaine falou sobre esse disco da seguinte forma:
“Um dos primeiros discos que escolhi… Qualquer fã de metal que se preze e que saiba alguma coisa sobre Dave Mustaine, MEGADETH ou METALLICA sabe o quão importante o Diamond Head foi. Eles foram chamados de sucessores naturais do LED ZEPPELIN na respeitada NME, publicação do Reino Unido. Quer dizer, isso, para mim, é um grande elogio. Eu amava a música porque eram riffs e não acordes. Os compositores americanos estavam escrevendo muitos acordes e os europeus e predominantemente as pessoas no Reino Unido estavam criando esse riff. E um riff é simplesmente algo que é uma melodia que é tocada repetidamente. Então tem que ser muito bom ou se torna esse zumbido monótono.”
Ele continuou falando sobre a enorme importância desse disco em sua formação musical:
“Diamond Head foi uma das primeiras bandas que vi que tocava uma música que eu queria tocar. E quando eu estava no Metallica foi quando nós basicamente estávamos descobrindo o Diamond Head. Lars passou muito tempo com os caras e essa foi uma banda tão influente para mim e para os caras do METALLICA. há sete músicas no verso desse disco. E no lado A, é ‘Lightning To The Nations’, ‘The Prince’ e ‘Sucking My Love’. E nós tocamos ‘The Prince’ e ‘Sucking My Love’. E no lado B é ‘Am I Evil?’, ‘Sweet And Innocent’, ‘It’s Electric’ e ‘Helpless’. E nós tocamos ‘Am I Evil?’, ‘It’s Electric’ e ‘Helpless’. ou seja, Há cinco músicas desse disco que nós estávamos tocando no Metallica e muitas pessoas achavam que eram músicas originais, porque não estávamos indo lá e explicando para todo mundo, ‘Ei, essas músicas são ótimas, e você provavelmente vai pensar que são nossas e não vamos te dizer isso. Vamos dar crédito a quem merece.’ Não, não. Vamos ficar quietos e fazer você pensar que somos realmente ótimos.”
Foto: Reprodução
Atualmente, o guitarrista fundador do Diamond Head, Brian Tatler, faz parte do Saxon, umas das bandas mais importantes da NWOBHM. Tatler entrou no Saxon logo depois da aposentadoria de Paul Quinn, em 2023. Desde então, Diamond Head entrou em hiato, sendo seus mais recentes lançamentos, “The Coffin Train” (2019) e a regravação do clássico mencionado por Dave Mustaine em sua entrevista, “Lightning to the Nations”, versão 2020, incluindo uma versão para “No Remorse” do Metallica.
Como membro do Saxon, Tatler lançou, em 2024, o vigésimo quinto full lenght de sua carreira, “Hell, Fire and Damnation”. O líder do Diamond Head não só encaixou perfeitamente na sonoridade da veterana banda britânica, como contribuiu demais nos novos riffs e solos. Afinal de contas, ambos, Saxon e Diamond Head, nasceram no berço explêndido da New Wave of British Heavy Metal.