Depois de se apresentar no Rock in Rio de 1991, é bem verdade que o retorno do inglês Billy Idol ao Brasil demorou mais de trinta anos, vindo a ocorrer somente em 2022, quando o músico punk fez também sua esteira em território paulista.
Se a espera foi bastante longa, dessa vez os fãs de São Paulo precisaram esperar “apenas” exatos três anos e dois meses para presenciar novamente um show do cantor, que fez sucesso na cena punk da década de 70, com sua banda Generation X.
Como o próprio título da nona e última faixa do mais recente disco do Billy Idol diz, o vocalista “continua dançando” aos 69 anos. Mais do que isso, faz também seu público dançar e se emocionar com algumas das trilhas sonoras que marcaram gerações e fizeram parte da juventude de muita gente.
A citada canção é “Still Dancing”, uma das quatro músicas novas incluídas no repertório do show do último sábado, no Vibra São Paulo. Billy Idol continua ativo e lançando trabalhos de estúdio, ao lado de sua afiada banda e seu fiel escudeiro, o guitarrista Steve Stevens.
Essa composição prova como Billy Idol ainda é relevante e bastante ouvido pelos fãs ao redor do globo, sendo “Gimme the Weight” mais um bom exemplo, pois foi um pedido dos brasileiros nas redes sociais e acabou escolhida para fazer parte do show, ao lado de “People I Love” e “77”, do disco novo. Esta última conta com participação de Avril Lavigne na gravação original, e parece ter nascido para tocar nas rádios atuais, soando bem ao vivo.
É claro que nem só de canções novas se faz um show e os clássicos e sucessos do cantor estiveram presentes também no repertório da noite de sábado. “Rebel Yell”, “Dancing with Myself” e “Mony Mony” elevaram a energia e fizeram a emoção tomar conta do local.
Billy sabe comandar a plateia como poucos e conta ainda com a ajuda de uma banda extremamente entrosada, incluindo Stevens, que divide boa parte das atenções com Idol. É o guitarrista, por exemplo, que fica sob o holofote principal na abertura de “Eyes Without a Face”, ao se sentar à frente do palco com seu violão branco; ou quando, em meio à execução de “Blue Highway”, toca um trecho da premiada canção “Top Gun Anthem”, tema do filme “Top Gun – Ases Indomáveis”.
Billy comandou com sabedoria seu público e durante mais de noventa minutos o entreteve, com uma apresentação empolgante e de muita qualidade. Antes do bis, Idol ainda tirou a camiseta da turnê que usava e a jogou para a plateia, retornando ao palco com um sobretudo preto para as quatro músicas finais, mostrando simpatia e carisma ao trocar “New York” por “São Paulo” na música “Hot in the City”, encerrando a memorável noite com “White Wedding”.
Abertura – Supla
Nem é preciso dizer que Billy Idol é uma inspiração para o cantor paulistano Supla. Icônico nome da música brasileira, o “Papito”, como é conhecido, foi a melhor escolha para a abertura do show de sábado, causando reações imediatas do público nas redes sociais.
A plateia ainda estava ocupando o Vibra São Paulo quando nosso “Charada Brasileiro” subiu ao palco, trazendo no repertório uma mistura de covers, como “She Loves You” (The Beatles), “Let’s Dance” (David Bowie) e “Stand By Me” (John Lennon), com seus sucessos “Green Hair (Japa Girl)” e “Garota de Berlim”, cover de Tokyo, a sua ex-banda, que o revelou para o Brasil.
Ao lado dos Punks de Boutique, que formam sua banda de apoio, Supla ainda aproveitou para mostrar aos fãs uma música nova, chamada “If You Believe in Nosferatu”, tendo animado o público por cerca de quarenta e cinco minutos, recebendo elogios pelo repertório escolhido até mesmo do próprio Billy Idol.
Agradecimentos à Move Concerts e Midiorama pela atenção e credenciamento da equipe da rádio.
Banda Billy Idol:
Billy Idol (vocal)
Steve Stevens (guitarra)
Stephen McGrath (baixo)
Billy Morrison (guitarra)
Paul Trudeau (teclado/guitarra)
Erik Eldenius (bateria)
Kitten Kuroi (vocal de apoio)
Jess Kav (vocal de apoio)
Set list:
Still Dancing
Cradle of Love
Flash for Fantasy
77
Eyes Without a Face
Solo Steve Stevens
Mony Mony
Too Much Fun
Love Don’t Live Here Anymore
Gimme The Weight
Ready Steady Go
Blue Highway (incluindo trecho de “Top Gun Anthem”)
Rebel Yell
Dancing With Myself
Hot in the City
People I Love
White Weddin
