Para quem acompanhou a trajetória de Ozzy Osbourne desde os tempos de Black Sabbath, passando por sua carreira solo até se transformar em um ícone mainstream do entretenimento, sabe o tamanho do potencial que a marca “Osbourne” possui.
Acontece que Ozzy está com a saúde bastante debilitada há um bom tempo e, certamente, ele é o carro chefe da marca. Qualquer tipo de programa que leve o nome Osbourne, mas não tenha Ozzy, terá problemas para sobreviver.
Desta forma, a empresa Osbourne Media House, que se descreveu como um “balcão único para todo o entretenimento da família Osbourne“ e tinha sob sua tutela os programas The Osbournes e The Madhouse Chronicles, entre outros, acabou fechando menos de um ano após seu lançamento.
Foto: Reprodução/Divulgação
Jack Osbourne, filho de Ozzy, explicou o motivo de uma decisão tão radical. Resumindo, ele elenca dois fatores principais. Primeiro, a dificuldade de reunir toda a família em uma mesma sala para definir melhor os rumos a serem seguidos e, em segundo lugar, finanças.
Veja a transcrição feita pelo site Metal Injection do depoimento de Jack Osbourne:
“Então não é segredo que a Osbourne Media House fechou. A razão pela qual a Osbourne Media fechou não é uma resposta simples, é uma resposta muito longa, mas vou tentar torná-la o mais curta, concisa e fácil de digerir.
Primeiramente, não tinha nada a ver com nossos espectadores. Quer dizer, não que isso fosse um grande motivo para encerrarmos. Mas aprendi muito sobre a lealdade de nossos fãs no último ano e meio. E tem sido uma experiência incrível remover uma rede ou um buffer entre a família e nosso público. Nos últimos 21 anos, eu, minha mãe, minha irmã, todos nós trabalhamos para redes, trabalhamos para as pessoas lançarem conteúdo. E então sempre houve um intermediário. Nunca tivemos capacidade direta de criar exatamente o que queríamos e então lançar para nossos fãs do jeito que queríamos, como queríamos. E então foi uma experiência incrível aprender como fazer isso. O mais importante é que estávamos aprendendo como fazer isso.
Comecei a Osbourne Media House apenas com uma ideia. Vi o caminho que a mídia estava tomando, como a TV estava secando, e está secando. Vi que o conteúdo criativo realmente, pelo menos na minha opinião, é o caminho a seguir para pessoas como eu. Não sou ator, não sou músico. Sempre trabalhei na televisão, seja na frente das câmeras como talento e uso essa palavra vagamente, ou como produtor. Mas a TV está mudando. O dinheiro simplesmente não está mais lá.
E o tipo de mudança pós-COVID realmente foi afetado não só em mim, mas em toda a indústria. O conteúdo está apenas mudando. E então eu queria mudar com ele. E eu pensei em criar algum tipo de empresa de mídia onde estávamos criando e distribuindo nosso próprio conteúdo, tínhamos um paywall, tínhamos OsbourneMediaHouse.com, a visão que é Osbourne Media House foi algo que eu e minha equipe, nós meio que trouxemos do nada.
Foi autofinanciado. Então minha mãe, eu, meu pai, todos nós investimos fundos para fazer essa coisa funcionar. E se formos totalmente honestos, nós mordemos mais do que podíamos mastigar. Era um gigante e tivemos que aprender com nossos erros conforme avançávamos. E enquanto aprendíamos com nossos erros, estávamos contando com informações de outras pessoas sobre, ‘ok, como fazemos isso crescer? Como mudamos a direção?’.
Porque os dólares e centavos no mundo do podcasting mudaram enquanto estávamos construindo isso, então tivemos que mudar junto. Infelizmente, não mudamos rápido o suficiente e batemos em uma parede. E meus pais tomaram a decisão. Eles estavam tipo, ‘ei, escute, não queremos continuar despejando dinheiro nisso porque não vemos isso como algo que faça sentido para nós agora’. E isso foi puramente baseado na agenda de trabalho de ambos os meus pais. Foi baseado na saúde do meu pai e sua capacidade de participar. E foi baseado em todos apenas tendo suas vidas.
Minha irmã gostou. Ela gostou de participar do podcast, mas ela tem um bebê, ela tem uma família e ela quer se concentrar nisso. E minha mãe tinha muitos compromissos em outros lugares. E então ficou muito difícil reunir todo mundo em um só lugar para criar o conteúdo que precisávamos. Descobrimos que o conteúdo que melhor funcionava com The Osbournes era o material atual. As pessoas não querem sentar e sempre nos ouvir falar sobre, ‘oh, qual é o seu sorvete favorito?’. Tipo, tanto faz. Eu acho que nossos espectadores, vocês, eu realmente sinto que vocês gostaram de nos ouvir falar sobre as coisas que estavam acontecendo hoje e agora, e mantê-los atualizados. E eu gostei mais de falar sobre isso. Eram as coisas com as quais eu me identifico. É o material que me anima.
Então, tudo se resumia à programação, às finanças, e acho que essas duas coisas estavam realmente pesando para todos. Então, houve uma decisão que foi tomada de que a menos que descobríssemos isso até agosto, teríamos que apertar o botão de pausa na Osbourne Media House. E foi isso que aconteceu.”