O KISS lamentou a morte do guitarrista original Ace Frehley, que ocorreu nessa quinta-feira (16). O músico sofreu uma hemorragia cerebral causada por uma queda. Ele tinha 74 anos.
“Estamos devastados com a morte de Ace Frehley”, escreveu a banda em comunicado. “Ele foi um soldado do rock essencial e insubstituível durante alguns dos capítulos mais fundamentais da banda. Ele é e sempre fará parte do legado do KISS. Nossos pensamentos estão com Jeanette, Monique e todos aqueles que o amavam, incluindo nossos fãs em todo o mundo”.
Os líderes do grupo, Gene Simmons e Paul Stanley, também publicaram mensagens individuais nas redes sociais. “Nossos corações estão partidos”, escreveu Gene. Ace se foi. Ninguém pode tocar o legado de Ace. Eu sei que ele amava os fãs. Ele me disse isso muitas vezes. Mais triste ainda, Ace não viveu o suficiente para ser homenageado no evento Kennedy Ctr Honors em dezembro. Ace foi o eterno soldado do rock. Que seu legado continue vivo!”.
Stanley escolheu uma foto antiga ao lado do ex-colega de banda para homenageá-lo: “Me lembro de 1974, quando estava no meu quarto no Hyatt, na Sunset, em Los Angeles, e ouvi alguém tocando guitarra grave e intensamente no quarto ao lado. Pensei: “Nossa, quem me dera que ESSE cara estivesse na banda!”. Olhei pela sacada… Ele estava. Era o Ace. Esta é a minha foto favorita nossa…”.
O baterista Peter Criss, outro membro da formação original, disse o seguinte em comunicado: “Com o coração partido e profunda tristeza, meu irmão Ace Frehley faleceu. Ele morreu em paz com sua família ao seu redor. Minha esposa e eu estivemos com ele até o fim também. Eu te amo, meu irmão. Meus sentimentos e orações vão para Jeanette, Monique, Charlie e Nancy e toda a família, companheiros de banda, fãs e amigos de Ace. Que o Senhor os conforte neste momento difícil”.
Ele continuou: “Como membro fundador do grupo de rock Kiss e na carreira solo, Ace influenciou e tocou os corações de milhões de pessoas. O seu legado continuará vivo na indústria musical e nos corações da Kiss Army. Neste momento, peço a todos que, por favor, sejam respeitosos com a família de Ace e permitam que eles façam o luto em particular. Ao KISS Army e aos Rock Soldiers de Ace, o meu coração partido está com todos vocês… Deus os abençoe”.
Ace Frehley, também conhecido pelos fãs como Spaceman, tocou com a banda durante o auge dos anos 70 e retonou ao KISS para uma turnê de reunião na década de 1990. O guitarrista ajudou a criar hits como “I Was Made for Lovin’ You,” “Detroit Rock City” e “Rock and Roll All Nite”.
Our hearts are broken. Ace has passed on. No one can touch Ace’s legacy. I know he loved the fans. He told me many times. Sadder still, Ace didn’t live long enough to be honored at the Kennedy Ctr Honors event in Dec. Ace was the eternal rock soldier. Long may his legacy live on!
— Gene Simmons (@genesimmons) October 16, 2025