Reprodução/Youtube
Quando pensamos na morte de Freddie Mercury, por exemplo, facilmente, nos lembraremos do grande show realizado em tributo ao músico. O evento ocorreu em 1992, alguns meses após o falecimento, no mítico estádio de Wembley. Obviamente, arrastou diversas estrelas do Rock e Metal para prestar suas homenagens ao saudoso Freddie.
Segundo o site Mundo Metal, Freddie Mercury foi um artista de importância histórica e inigualável, assim como John Lennon, Elvis, Jim Morrison, Jimmy Hendrix e, claro, Eddie Van Halen.
E quais os motivos por trás do não acontecimento de um tributo a um dos mais importantes guitarristas da história? Por que os integrantes e ex-integrantes do Van Halen simplesmente não conseguem se unir por algumas horas e fazer um show em homenagem ao músico?
Todos nós sabemos que a história do Van Halen é marcada por uma série de polêmicas, brigas, troca de ofensas e todo tipo de problema de relacionamento.
Em uma nova entrevista concedida ao programa The Hook Rocks, o baixista Michael Anthony tentou dar a sua versão dos fatos sobre o não acontecimento de um show em tributo a Eddie Van Halen. Segundo Anthony:
“Você está falando sobre Joe Satriani sendo abordado por Alex Van Halen e Dave Lee Roth. Houve pessoas que de repente, na imprensa, li que Jason Newsted, que tocou com o Metallica, foi abordado sobre fazer isso também. Eu mesmo recebi um telefonema de Alex e Dave algumas vezes. Faz alguns anos e foi mais ou menos na mesma época em que chamavam Jason Newsted. E eles queriam montar algo, Joe Satriani estava no meio. Lembro-me de conversar com Joe algumas vezes depois disso também. E Joe estava me dizendo: ‘sim, bem, eles me deram um pouco daqueles álbuns e me disseram para ouvi-los ou algo assim.’
Tudo o que posso dizer é, e não vou apontar o dedo, mas, apesar de tudo isso, um dos ingredientes que faltou foi, digamos, tocar a bola para todo mundo. Vou deixar todos vocês descobrirem o que isso significa. E é por isso que nada disso funcionou. E você provavelmente leu isso nas entrevistas de Wolfgang Van Halen. Ele tem falado bastante sobre isso no último ano.
É muito triste, porque mesmo quando a banda foi incluída no Hall da Fama do Rock And Roll, isso foi em 2007, Sammy Hagar e eu éramos os únicos da banda que apareceram por lá, e nós nem estávamos na banda na época e foi muito triste, porque me virei para o Sammy durante o show, naquele momento me esqueci quem estava no palco tocando conosco, e depois estávamos sentados na nossa mesa e eu disse, ‘Sammy, você poderia imaginar se todos nós, se estivéssemos todos aqui e todos se dessem bem e subíssemos lá naquele palco, daríamos um chute no traseiro dessa coisa toda. Seria uma cerimônia de posse que ninguém jamais esqueceria. E, infelizmente, não era para ser assim.”