Não deu mais uma vez para o Iron Maiden. A banda britânica foi esnobada mais uma vez pelo Hall da Fama do Rock dos EUA, que escolheu 16 nomes para a turma de 2024, incluindo Ozzy Osbourne, Cher, Kool & The Gang, Mary J. Blige e A Tribe Called Quest.
Introduzido nesse seleto grupo no ano passado com o Rage Against the Machine, o guitarrista Tom Morello também está no quadro de votantes do Rock & Roll Hall of Fame, e ainda foi o responsável pelo discurso de introdução do KISS em 2014 e de Randy Rhoads em 2021.
Em participação no programa Paltrocast, o músico do Rage Against the Machine tentou justificar a ausência do grupo de Bruce Dickinson e Steve Harris. Vale lembrar que a lendária banda de Metal está elegível desde 2005 e foi indicada em 2021 e 2023.
Tom Morello quer Iron Maiden no Hall da Fama
Tom Morello disse que vota todos os anos no Iron Maiden, e que em 2025 o grupo “precisa ser o próximo”. O guitarrista ainda explicou que gosta de estar envolvido nas escolhas de várias bandas icônicas do Rock (via Ultimate Classic Rock):
“A porra do Maiden, cara! Eles estão no topo da minha lista faz tempo. Eu me sinto muito, muito sortudo que me deixaram entrar [entre os votantes] – não sei se eles se sentem sortudos por isso, mas eu adoro poder defender Randy Rhoadses, Kiss, Stevie Ray Vaughan, Rush, Judas Priest e MC5. Mas o Maiden precisa ser o próximo.”
Iron Maiden chamou Hall da Fama de “bando de babacas”
No ano passado, o vocalista Rob Halford, do Judas Priest, também chegou a dizer que “vota todos os dias” para que o Iron Maiden finalmente entre no Hall da Fama do Rock.
Vale destacar que o grupo de Steve Harris está em primeiro lugar na votação “aberta” Voice Your Choice, que, pasmem… acontece só presencialmente, lá no museu do Rock & Roll Hall of Fame em Cleveland, nos Estados Unidos.
Só que, aparentemente, nem o Iron Maiden está muito aí pra essa questão. A revista Ultimate Classic Rock resgatou uma entrevista de Bruce Dickinson em que o cantor disse que a instituição não passa de “um bando de babacas”, e que irá recusar o prêmio caso vença um dia:
“[O Hall da Fama] É um lugar gerido por um monte de norte-americanos hipócritas que não saberia o que é Rock N’ Roll mesmo se estivesse na cara deles. Se um dia formos introduzidos, eu vou negar, eles não vão contar com a minha presença. O Rock não pertence a um museu em Cleveland. O Rock é algo vivo, e se você o coloca num museu, aí está morto. É pior que horrível, é vulgar.”
Cerimônia do Hall da Fama do Rock de 2024
Enquanto isso, a cerimônia de introdução à turma de 2024 do Hall da Fama do Rock está marcada para o dia 19 de outubro, em Cleveland, e terá transmissão ao vivo para o Brasil nos streamings.