Pete Townshend confirmou oficialmente que o baterista Zak Starkey não faz mais parte do The Who. Após semanas de rumores e contradições, o guitarrista declarou em suas redes sociais que “chegou a hora de uma mudança”. A decisão antecede a turnê de despedida da banda pela América do Norte, prevista para os meses de agosto e setembro.
“Depois de muitos anos de ótimo trabalho na bateria, chegou a hora de uma mudança. Zak tem muitos projetos em andamento e desejo o melhor para ele”, escreveu Townshend neste domingo (18), em publicação no Instagram.
No mesmo comunicado, o músico anunciou Scott Devours como novo baterista da banda. Devours já trabalhou com Roger Daltrey em sua carreira solo e agora se junta ao The Who para os últimos shows da icônica formação britânica.
Starkey, filho de Ringo Starr (Beatles), estava com o The Who desde 1996. Após recentes apresentações no Royal Albert Hall em março, rumores sobre desentendimentos começaram a circular. Pete chegou a negar a demissão do baterista em abril, mas também admitiu que houve “questões de comunicação” internas.
Na época, ele declarou que Zak havia sido instruído a ajustar seu estilo para acompanhar a formação sem orquestra da banda e que o baterista teria concordado com a mudança. No entanto, Townshend também mencionou que o músico cometeu alguns erros nos shows, pelos quais se desculpou.
Zak Starkey, por sua vez, disse estar “surpreso e entristecido” ao saber de sua saída, destacando o orgulho pelos 30 anos com a banda e chamando de “maior honra” ter ocupado o lugar de Keith Moon.
A nova turnê, intitulada The Song Is Over – North American Farewell Tour, terá 16 apresentações entre agosto e setembro. A formação atual do The Who inclui Roger Daltrey, Pete Townshend e agora Scott Devours na bateria.
Starkey também revelou recentemente ter se recuperado totalmente de um coágulo na perna que o forçou a cancelar um show secreto com sua banda paralela, Mantra Of The Cosmos. Segundo ele, o episódio não afeta sua capacidade de tocar bateria.
O comunicado da banda em suas redes sociais:
Por Lucas Falcão