.

Slipknot entra na justiça após 20 anos para recuperar site oficial

Foto: Rogério Talarico

O Slipknot entrou com um processo nos Estados Unidos para tentar assumir o controle do domínio slipknot.com, que há mais de duas décadas pertence a um proprietário anônimo. Desde o início dos anos 2000, a banda utiliza o endereço slipknot1.com, já que o domínio original foi registrado por outra pessoa em 2001 — seis anos após a formação do grupo e dois anos depois do lançamento de seu álbum de estreia autointitulado.

Segundo o site Domain Name Wire (DNW), a ação foi movida no Tribunal Distrital do Leste da Virgínia em 15 de outubro. O documento acusa o dono do domínio de lucrar indevidamente com o nome da banda, exibindo anúncios pagos com links relacionados a “ingressos de shows”, “merchandise do Slipknot” e “pacotes VIP”. Um dos links, inclusive, levava a produtos falsificados.

Os advogados do grupo afirmam que o domínio foi registrado com o objetivo de enganar fãs, fazendo-os acreditar que estavam acessando o site oficial do Slipknot. “Um fã que quisesse comprar produtos oficiais inevitavelmente visitaria o slipknot.com acreditando que ele pertence à banda, o que causa danos diretos à nossa marca”, diz o texto do processo.

Os registros públicos da ICANN e WHOIS não identificam o verdadeiro dono do domínio, mas indicam uma caixa postal nas Ilhas Cayman e uma organização chamada “Slipknot Online Services, Ltd.”, que não possui registro em nenhum estado dos Estados Unidos.

Nos anos 1990 e 2000, era comum o fenômeno dos chamados cybersquatters — pessoas que registravam domínios com nomes de grandes marcas ou artistas para revendê-los a preços altos. Não se sabe se o Slipknot já tentou negociar a compra do domínio, mas a ação judicial mostra que agora o grupo está decidido a retomar o endereço que considera seu por direito.

Por Lucas Falcão

Confira Também
Receba Atualizações
Suas informações são tratadas com a máxima confidencialidade e segurança.

Conheça mais Notícias