O Sepultura, como todos bem sabem, é o maior expoente do Heavy Metal brasileiro como um todo. Além disso, todos sabem que a banda já anunciou a sua aposentadoria após o término da turnê de despedida intitulada Celebrating Life Through Death.
Entretanto, falas de Andreas Kisser e também de Max Cavalera colocavam em cheque essa despedida definitiva do Sepultura. Pouco tempo depois, as falas sobre uma possível reunião da formação clássica foi rebatida, assim resultando em mais uma bagunça nada muito informativa. Logo após o anúncio encabeçado por Kisser, o baterista Eloy Casagrande partiu para os Estados Unidos em busca de novos ares junto ao Slipknot.
O baterista Greyson Nekrutman, que tocou anteriormente com o Suicidal Tendencies, foi convocado para preencher a vaga deixada por Eloy em fevereiro. Enquanto isso, o Sepultura deu início à sua turnê de despedida em 1º de março no Arena Hall em Belo Horizonte. Foi a estreia de Nekrutman junto à banda em meio a um show lotado.
Já em território norte-americano, todavia, o Sepultura iniciou a primeira perna estrangeira da Celebrating Life Through Death. O pontapé inicial aconteceu no dia 17 de setembro em Chicago, Illinois. O show aconteceu no Concord Music Hall, com o intuito de apresentar um setlist que abrange toda a carreira da banda, assim homenageando os 40 anos de existência do Sepultura.
Porém, a apresentação não aconteceu de forma única. Afinal de contas, era preciso trazer mais gente para essa grande festa. Um dos convidados a celebrarem com o Sepultura são os veteranos do Obituary, um dos principais nomes do Death Metal da Flórida. Além disso, o show contou também com a presença dos nova-iorquinos do Agnostic Front e os representantes de Leme, interior de São Paulo, o Claustrofobia, que hoje reside nos Estados Unidos.
O setlist do Sepultura para o show em Chicago foi o seguinte:
1. Refuse/Resist
2. Territory
3. Propaganda
4. Phantom Self
5. Breed Apart
6. Attitude
7. Kairos
8. Means To An End
9. Guardians Of Earth
10. Mind War
11. False
12. Choke
13. Escape To The Void
14. Kaiowas
15. Dead Embryonic Cells
16. Agony Of Defeat
17. Troops Of Doom
18. Inner Self
19. Arise
Encore:
20. Ratamahatta
21. Roots Bloody Roots
Por fim, o vídeo filmado por um fã pode ser visto abaixo.