A fim de celebrar seu 60º aniversário, a lendária banda alemã de do Hard Rock, Scorpions, estará num grande palco, fazendo um show especial na cidade que nasceu. A festa vai se chamar “60th Anniversary – Coming Home”. Tal evento acontecerá em 5/6 de 2025 na Heinz Von Heiden Arena em Hannover, contando com a presença de convidados especiais, incluindo Judas Priest. Vale lembrar que Scorpions e Judas Priest, assim como Opeth, Europe, Stratovarius, Queensrÿche e Savatage, estarão juntas no Brasil em 19/4/2025, incendiando mais um edição do festival Monsters Of Rock.
Em 2023, Rudolf Schenker, guitarrista fundador do quinteto alemão, falou sobre a comemoração do 60º aniversário em 2025, enquanto cedia entrevista ao canal Mariskal Rock da Espanha. Ele disse assim:
“60 anos de SCORPIONS. Parece uma banda muito antiga. Talvez por um lado seja, talvez. Mas por outro lado, sempre mantivemos nossa mente fresca, para permanecermos na cena. Esse é o ponto mais importante. Muitas bandas surgiram e explodiram e fizeram tanto sucesso. Mas o problema é que o sucesso é uma coisa muito perigosa porque os egos lutam juntos na banda. BEATLES, por exemplo, se separaram. ROLLING STONES conseguiram ficar juntos. Então, e o mesmo com os SCORPIONS. Começamos na Alemanha, muito lentamente. Não foi fácil para nós ir para outros países naquela época, mas conseguimos. Ao fazer isso, tornamos nosso logotipo pessoal do SCORPIONS tão forte que nós, como pessoas, Klaus, eu e Matthias nos tornamos parceiros no crime, parceiros na amizade. E porque sabemos o quão difícil é dar a volta ao mundo e fazer isso, fazer o sucesso acontecer, mas nós fizemos isso com nosso próprio poder, não com grandes gerências ou coisas assim em primeiro lugar. Não — nós fizemos por nós mesmos. Disso, sabemos o que é sucesso, e acho que esse é o ponto importante. E essa é a situação, é que quando celebrarmos os 60 anos do SCORPIONS no ano que vem, haverá algumas coisas interessantes acontecendo.”
História e opinião – 60º aniversário do Scorpions
Scorpions surgiu na cidade de Hannover, Alemanha, em 1964, mas só conseguiu lançar o seu primeiro full lenght, “Lonesome Crow”, oito anos mais tarde. Ou seja, essa dificuldade de começar vai de encontro com o que disse Rudolf em sua entrevista. Embora a banda conseguira ampliar a visibilidade de seu nome no restante da década de 70, foi a partir da saída do guitarrista Uli Roth e a entrada de Matthias Jabs que a explosão do Scorpions começou a ocorrer de fato. “Lovedrive”, “Animal Magnetism”, “Blackout” e, da mesma forma, “Love at First Sting” escreveram definitivamente o nome Scorpions na calçada da fama do Hard Rock.
Com “Savage Amusement” e “Crazy World”, a banda alcançou um patamar ainda mais comercial. Na década de 2000, os álbuns ao vivo “Moment of Glory” e “Acoustica” levaram o quinteto novamente a crista da onda. Em suma, como disse o seu fundador, Scorpions, por si mesmo, sempre soube buscar o sucesso. Portanto, a veterana banda merece celebrar os seus sessenta anos de existência com tudo o que fizeram por merecer.