O vocalista do Saxon, Biff Byford, compartilhou uma ótima notícia com os fãs: ele concluiu o tratamento de quimioterapia contra o câncer no intestino e já está retomando suas atividades musicais. Em vídeo publicado nas redes sociais, o frontman disse que está se preparando para a próxima turnê da banda e também gravando vocais para o novo álbum.
“Terminei a quimioterapia. Agora vou voltar a ficar em forma, pedalar, gravar alguns vocais para o novo disco e ensaiar para a turnê pelo Reino Unido, que começa em Belfast no início de novembro. Vamos tocar o álbum Wheels of Steel na íntegra, além de outras músicas clássicas”, revelou Biff.
O cantor também destacou que a turnê contará com participações especiais: o Dirkschneider (liderado por Udo Dirkschneider) apresentará o álbum Balls to the Wall do Accept na íntegra, enquanto o Tygers of Pan Tang fará um setlist especial em Newcastle. A nova banda Untamed Silence também participará de dois shows em Manchester e Sheffield.
Byford passou por uma cirurgia em julho para remover o tumor e, em seguida, foi submetido a sessões de quimioterapia que resultaram no adiamento de algumas apresentações. Em agosto, ele esclareceu que havia sido diagnosticado com câncer no intestino, e não de próstata, como havia sido inicialmente divulgado.
Segundo o vocalista, a operação foi bem-sucedida e os médicos removeram todo o tumor, restando apenas os cuidados de acompanhamento. “Meu prognóstico é bom e minha recuperação está progredindo”, afirmou.
Apesar dos problemas de saúde — que incluem uma arritmia tratada em 2024 e um ataque cardíaco em 2019 —, Biff segue firme à frente do Saxon, que recentemente lançou o álbum Hell, Fire and Damnation (2024), o primeiro com o guitarrista Brian Tatler (Diamond Head).
Com mais de 23 milhões de discos vendidos e clássicos como Denim and Leather, Princess of the Night, Wheels of Steel e Power and Glory, o Saxon segue como uma das bandas mais respeitadas da New Wave of British Heavy Metal.
Por Lucas Falcão