Reprodução/YouTube
Em seus 57 anos de carreira, Ozzy Osbourne já teve a oportunidade de tocar com muitos guitarristas. Mas apenas um deles é definido pelo astro do Rock como o seu preferido.
Só com o Black Sabbath, Ozzy gravou 10 discos de estúdio; além disso, são 13 discos solo de estúdio, e tudo isso sem falar das obras ao vivo e os inúmeros shows feitos ao longo de sua trajetória. Definitivamente, o cantor passou anos e anos acompanhado por muitos guitarristas, sendo muitos deles verdadeiras lendas.
Em seu novo podcast The Madhouse Chronicles, comandado em parceria com o guitarrista Billy Morrison (Billy Idol/Circus Diablo), Osbourne revelou qual guitarrista é o seu preferido. Sem grandes surpresas, o nome veio de seus tempos áureos de Black Sabbath (via Guitar World):
Uma banda como o Black Sabbath: viemos das ruas e sabíamos o que fazíamos. Tony Iommi foi e é o melhor guitarrista com quem já toquei. É como os Beatles: eles não teriam sido os mesmos se algum deles tivesse sido substituído, ou os Rolling Stones se Mick Jagger tivesse saído.
Billy Morrison reforçou a resposta de Ozzy apontando que, quando se trata de artistas verdadeiramente icônicos, “você pode tocar exatamente as mesmas notas”, mas outros músicos ainda não conseguem capturar a mesma energia. Osbourne concordou e disse:
Eu toquei ‘Paranoid’, toquei ‘Children of the Grave’ e ‘War Pigs’ [com outros guitarristas]. Eles tocam as notas certas, mas não é a mesma coisa.
Ele ainda acrescentou em tom positivo que “muitos americanos tocam rápido demais”, mas garantiu que não muda sua opinião:
Tony Iommi, por qualquer motivo, é ótimo pra caralho.
Ozzy Osbourne e Tony Iommi
O Black Sabbath teve seus vocais e guitarra representados por Ozzy Osbourne e Tony Iommi respectivamente entre 1968 e 1977, e novamente de 1997 até a dissolução do grupo em 2017.
Em 2022, Osbourne e Iommi surpreenderam a todos ao se apresentarem juntos na cerimônia de encerramento dos Jogos da Commonwealth de 2022 em Birmingham, Reino Unido. A apresentação deixou muitos fãs emocionados, incluindo até mesmo Brian May (Queen).
Ainda naquele ano, Tommy se uniu a Ozzy no novo disco do Príncipe das Trevas, Patient Number 9, tocando guitarra nas faixas “Degradation Rules” e “No Escape From Now”.
Segundo o site Tenho Mais Discos Que Amigos, após a performance, muitos fãs acreditavam que um show de reunião do Black Sabbath poderia acontecer em breve – mas Osbourne foi afastado dos palcos pouco depois da cerimônia por conta de uma série de problemas de saúde.
Veja a seguir o depoimento de Ozzy Osbourne sobre seu guitarrista preferido e em seguida relembre a performance do músico com Tony Iommi em 2022!