O mundo da música se despede de um de seus grandes nomes. Roy Thomas Baker, produtor responsável por álbuns marcantes do Queen, incluindo a emblemática “Bohemian Rhapsody”, faleceu aos 78 anos, segundo informações confirmadas pela Variety. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Reconhecido por sua contribuição nos bastidores de alguns dos maiores clássicos do rock, Baker se tornou um dos produtores mais influentes das décadas de 1970 e 1980. Seu trabalho com o Queen no disco A Night at the Opera (1975) — especialmente na faixa Bohemian Rhapsody — ajudou a redefinir os limites da música de estúdio com arranjos ousados e inovações técnicas que marcaram época.
A canção, que se tornou a música mais executada do século XX, foi eleita pelo Guinness Book como o maior single britânico de todos os tempos.
Em depoimento emocionado, o baterista Roger Taylor relembrou a personalidade e a exigência do produtor:
“Ele trouxe disciplina, um certo cinismo e uma paixão por sobremesas que engordam. Ele gostava muito de comida. Era extremamente rigoroso no começo… mas sempre acertava. A receita precisava ser perfeita.”
Nascido em Hampstead, Londres, Roy iniciou sua trajetória profissional no Decca Studios. Ao longo da carreira, produziu álbuns de nomes como The Cars, Foreigner, Alice Cooper, Cheap Trick, Devo, Ozzy Osbourne, The Stranglers, Guns N’ Roses e Smashing Pumpkins, deixando sua marca em vários estilos dentro do rock.
Ele deixa a esposa, Tere Livrano Baker, e o irmão, Alan Baker.
Por Lucas Falcão