Em uma nova entrevista para o Metal Talk, o baixista do MANOWAR, Joey DeMaio, confirmou que a banda ainda planeja lançar um novo álbum de estúdio em um futuro não tão distante. “Sim, nós temos trabalhado em novas músicas, e quando as lançarmos, vocês se lembrarão de que coisas boas valem a pena esperar”, ele disse. “Mas desde que anunciamos a turnê [‘The Blood Of Our Enemies’ 2025], o foco tem sido na preparação para a turnê e, em seguida, nos shows. Há tanta coisa envolvida no planejamento de uma nova turnê. O que posso dizer sobre o novo material é que é pesado, brutal e tudo o que você esperaria do MANOWAR.”
Dois meses atrás, DeMaio foi questionado pelo veículo islandês Vísir se há demanda por novas músicas do MANOWAR ou se a maioria dos fãs da banda quer ouvir as canções clássicas ao vivo. Joey respondeu: “É engraçado. Acho que depende com quem você fala. Algumas pessoas dizem, ‘Mal posso esperar para ouvir ‘Blood Of My Enemies’. Mal posso esperar para ouvir’ isso ou aquilo. E isso é ótimo, porque eles conhecem e curtem. E então outras pessoas dizem, ‘Sim, eu estou ouvindo as músicas antigas até não aguentar mais. Eu preciso de algum MANOWAR novo. Não posso viver sem MANOWAR novo.’ É realmente muito engraçado. Depende com quem você fala.”
Quando finalmente chegar, o próximo álbum do MANOWAR será o primeiro da banda a contar com Michael Angelo Batio, um veterano tanto em estúdio quanto no palco, que foi recrutado para tocar guitarra na turnê “Crushing The Enemies Of Metal” de 2023. A notícia veio após o anúncio do guitarrista Evandro “EV” Martel de que ele faria uma pausa nas turnês por um tempo por “motivos pessoais”.
Joey falou ao Vísir sobre Michael: “Ele é muito pé no chão, apesar de ter uma quantidade incrível de talento. Ninguém o quer em uma banda”, explicou DeMaio. “Quero dizer, ele esteve em sua própria banda chamada NITRO anos atrás. Mas caras como ele, Steve Vai e Joe Satriani, são ótimos, e são quase bons demais, porque ninguém quer alguém que vá subir no palco e tocar daquele jeito. Muitas pessoas sentem que é demais. Mas para o MANOWAR, nada é demais. Esse tem sido o nosso lema. Maior, mais alto, mais pesado, mais rápido. Então, ter alguém como ele que toca nesse nível, bem, para nós, é exatamente o que gostamos e é exatamente o que nosso público gosta. Vamos ter mais amplificadores, mais som, tocar mais rápido, tocar mais alto. Claro. Mais é mais. Eu acho que Yngwie [Malmsteen] disse isso: mais é mais. Menos não é mais. Mais é mais.”
Em fevereiro de 2023, o MANOWAR lançou uma nova música chamada “Laut Und Hart Stark Und Schnell” dedicada aos leais fãs alemães da banda.
DeMaio, de 71 anos, e o cantor Eric Adams, de 73, são os únicos membros originais remanescentes do MANOWAR, que se formou em 1980 no norte do estado de Nova York.
