A partir de 30 de outubro, o público poderá entrar na intimidade criativa de Bruce Springsteen em SPRINGSTEEN: SALVE-ME DO DESCONHECIDO, o novo filme estrelado por Jeremy Allen White (O Urso). O filme retrata um dos momentos mais decisivos da carreira do icônico músico: os conturbados anos em que compôs e gravou Nebraska, seu inesquecível álbum de 1982.
Para assumir o papel deste artista admirado e amado por gerações, White embarcou em um processo criativo sem precedentes em sua ascendente carreira de ator, o que lhe permitiu capturar a essência do artista e levar os espectadores a uma comovente jornada emocional e musical pelo seu mundo interior.
UM ENORME DESAFIO
Quando White recebeu a proposta do diretor Scott Cooper para interpretar “O Boss” na adaptação para os cinemas do livro de Warren Zanes Deliver Me From Nowhere, o ator se sentiu ao mesmo tempo honrado e emocionado. Por um lado, era uma oportunidade única de encarnar um ídolo pessoal. White, que já era fã de Nebraska antes das filmagens, tinha uma profunda compreensão da importância do álbum. Por outro lado, dar vida a um ícone do tamanho de Springsteen foi um enorme desafio. “Eu pensei na proposta por volta de uma semana. Então, Scott entrou em contato comigo e disse que Bruce tinha visto alguns trabalhos meus e que ele achava que eu deveria interpretá-lo. Conversamos sobre a abordagem e percebi que, no fim das contas, o cerne do filme era um homem enraizado em seu processo criativo. Saber disso aliviou momentaneamente um pouco da pressão”, confessa White.
Para White, o ponto de partida para interpretar Springsteen com autenticidade emocional veio de uma conversa inicial com o próprio ícone, na qual ele falou sobre um ataque de pânico que teve em determinado momento de sua carreira, um sentimento com o qual o ator se identificou. “Quando você assume um papel como este, você se pergunta: ‘O que eu tenho em comum com um ícone do rock?’ É difícil fazer essas comparações e encontrar uma maneira de entrar no papel. E acho que essa conversa abriu uma porta para mim”, revela White.

Foto: 20th Century Studios
Além da pesquisa biográfica e histórica que White fez para o papel, as longas conversas que teve com o artista foram fundamentais na preparação para o personagem. Durante um desses encontros, Springsteen levou White para um passeio por Freehold, Nova Jersey – sua cidade natal – para conhecer os lugares que marcaram sua infância. “Em seguida, ele me convidou para ir à casa dele, não muito longe de onde eu cresci, pra jantar com ele e Patti. Nesse encontro, eu pude fazer muitas perguntas sobre aquele período da vida dela”, conta White, referindo-se a Patti Scialfa, esposa do músico e integrante da E Street Band.
SPRINGSTEEN: SALVE-ME DO DESCONHECIDO estreia 30 de outubro nos cinemas.
Por Juliana Carpinelli (Big Rock N’ Roll)
 
															 
								 
								 
								 
								 
								 
								