Gojira se destacou no mês passado com sua performance energética durante a abertura dos jogos olímpicos. Eles apresentaram sua versão para música tradicional da revolução francesa, “Mea Culpa (Ah! Ça ira!)”. A cantora de ópera Marina Viotti participou da apresentação. Agora essa versão foi lançada como single e pode ser ouvida nas plataformas digitais.
Pela primeira vez uma banda de heavy metal participou de uma abertura Olímpica. Gojira trouxe uma pirotecnia enorme e Maria Antonieta sem cabeça. A apresentação aconteceu no edifício Conciergerie, uma antiga prisão e tribunal que fica à beira do rio Sena. Enquanto a cantora de ópera Marina Viotti flutuava em um barco de madeira, a banda ficou em plataformas que se estendiam para fora das janelas do edifício.
Repercussão da apresentação do Gojira
Posteriormente em uma postagem no Instagram, o baterista Mario Duplantier disse: “Que tremenda honra fazer parte desta cerimônia ambiciosa e épica em Paris. Tenho que admitir que bater cabeça na frente de um bilhão de pessoas, batendo o mais forte que pude em um cenário revolucionário feito de fogo e sangue, foi uma experiência muito gratificante! Um grande passo para a comunidade do metal também.”
Além disso, nos comentários, Mario recebeu elogios da comunidade do metal, como o guitarrista do Slayer e Exodus, Gary Holt: “Praticamente a coisa mais legal que já foi feita no metal, eu diria.” Enquanto o baterista do Korn, Ray Luzier, acrescentou, “Cara… Eu tive arrepios!! Tão orgulhoso de vocês!! Mal posso esperar para arrasar nos palcos com vocês em breve!!”, referindo-se à próxima turnê do Korn com Gojira como suporte.
Segundo o site Wikimetal, o vocalista do Gojira, Joe Duplantier, declarou em entrevista ao New York Times sobre o tema escolhido: “Foi uma era muito sangrenta da história francesa, então foi muito metal”, acrescentando que sentiu pressão para representar “toda a comunidade do metal no cenário mundial”. Confira abaixo o single oficial.