O dia 5 de julho de 2025 será marcado como um dos mais importantes da história do heavy metal. O estádio Villa Park, em Birmingham, Reino Unido, sediará o evento beneficente “Back To The Beginning”, que contará com a última apresentação da formação original do BLACK SABBATH e a despedida definitiva de Ozzy Osbourne dos palcos como artista solo.
O show terá como diretor musical Tom Morello, guitarrista do Rage Against Machine. O guitarrista contou ao Australian Musician que sua participação foi pessoalmente solicitada por Ozzy e Sharon Osbourne.”Eles me ligaram e disseram: ‘Haverá mais um show do Black Sabbath, com os quatro membros originais, e será o último de Ozzy. Queremos fazer disso um grande dia e você pode nos ajudar a organizar?'”, contou Morello.
O músico, que descreve o evento como “o maior show de heavy metal de todos os tempos”, afirmou que a proposta é criar uma celebração à altura do legado deixado pela banda.
“O heavy metal foi o que me fez amar música, e o Black Sabbath criou o heavy metal. Ozzy me inspirou a praticar guitarra por oito horas por dia. Tenho uma enorme dívida com ele e com a banda”, revelou.
O evento — que esgotou em menos de 10 minutos — contará com cerca de 14 bandas, incluindo Metallica, Guns N’ Roses, Pantera, Slayer, Tool, Alice In Chains, Gojira, Anthrax, Halestorm, Mastodon e Lamb of God. Serão cerca de 10 horas de música, celebrando o gênero que uniu gerações ao redor do mundo.
Além das atrações principais, será apresentada uma superbanda formada por grandes nomes do rock e metal, como Slash, Duff McKagan, Billy Corgan, Fred Durst, K.K. Downing, Jake E. Lee, Wolfgang Van Halen, Lzzy Hale, David Draiman, Rudy Sarzo, entre outros.
Tom Morello também confirmou que subirá ao palco:
“Adam Jones, do TOOL, estudou comigo no colégio. Tocamos juntos numa banda. Billy Corgan cresceu ali perto também. Nós três vamos tocar juntos pela primeira vez. Vai rolar essa conexão 847 no palco.”
A formação original do Black Sabbath — Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward — não se apresenta junta desde 2005. Embora a banda tenha feito shows esporádicos em formações parciais, essa será a primeira reunião completa em duas décadas.
Os lucros arrecadados com o show serão destinados às instituições Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice, apoiada pelo Aston Villa Football Club.
A saúde de Ozzy, que sofre de uma forma rara de Parkinson diagnosticada em 2003, tem impedido o vocalista de manter uma agenda de shows nos últimos anos. Em 2020, ele revelou publicamente a doença e passou por diversas complicações, incluindo uma queda que afetou a coluna e um severo quadro de COVID-19. Apesar disso, ele conseguiu realizar duas apresentações recentes: nos Jogos da Commonwealth e no intervalo de um jogo da NFL em 2022.
Mesmo com os desafios enfrentados, Ozzy decidiu que essa será sua despedida definitiva dos palcos, deixando os fãs com uma última e histórica lembrança.