.

Beatles: música de John Lennon que gerou a saída de engenheiro de som

Foto: Divulgação

Na produção do álbum The Beatles (1968), conhecido também White Album, os Beatles enfrentaram sessões de gravação cheias de tensões entre os membros da banda e o ambiente desgastante chegou na equipe técnica com a saída de Geoff Emerick, engenheiro de som da banda.

Emerick trabalhou com o quarteto de Liverpool em Revolver (1968), Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), singles como “Paperback Writer” e voltando em Abbey Road (1969), mas foi no White Album que ele resolveu deixar a banda.

Em gravações caóticas, era complicado para Geoff Emerick administrar o que cada um estava trabalhando e querendo gravar. O engenheiro ia para uma sala ver Paul McCartney tocar e gravar “Martha My Dear“, depois ia para a outra sala ver algo totalmente diferente onde John Lennon estava testando vários sons na experimental “Revolution 9“.

Foi em “Cry Baby Cry” de Lennon, que o guitarrista chegou a menosprezar Emerick e fez com que ele desistisse de trabalhar no álbum e com os Beatles.

Uma matéria da revista britânica Far Out resgatou o que o engenheiro de som disse ao sair da produção do registro e como estava o ambiente das sessões de gravação (via Far Out):

“Eu perdi o interesse no White Album porque eles estavam realmente discutindo entre si e xingando um ao outro. Disse ao George Martin: ‘Olha, eu já tive o suficiente. Eu quero ir embora. Eu não quero saber mais nada.’ George disse: ‘Bem, saia no final da semana’ – acho que foi uma segunda ou terça-feira – mas eu disse: ‘Não, eu quero sair agora, neste exato minuto.’ E foi isso mesmo.”

A saída de Geoff Emerick não pareceu refletir no jeito de como a banda estava tocando. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr tinham acabado de se separar criativamente e, forçá-los a entrar na mesma sala para tocar as mesmas músicas, era tamanha tortura para eles criativamente quanto foi para o engenheiro.

Segundo o site Wikimetal, o White Album foi indício do desgaste na relação musical e pessoal do quarteto de Liverpool, o qual se reflete em um registro que mais se parece de discos solos de cada integrante dentro de um álbum de estúdio dos Beatles.

Confira o tracker de The Beatles:

Fonte: Wikimetal – Oscar von Fisch

Confira Também
Receba Atualizações
Suas informações são tratadas com a máxima confidencialidade e segurança.

Conheça mais Notícias

Precisa de Ajuda?