...

.

NIGHTWISH: Com sete músicas já prontas, tecladista descarta retorno aos palcos antes de novo disco

Foto: Reprodução/Instagram

O período longe dos palcos parece estar fazendo maravilhas para a criatividade de Tuomas Holopainen. O tecladista e principal compositor do NIGHTWISH revelou recentemente que a banda já tem planos concretos para entrar em estúdio e gravar o seu décimo primeiro álbum. Em uma nova entrevista concedida ao portal finlandês Chaoszine, o músico afirmou que os trabalhos de gravação do sucessor de “Yesterwynde” (2024) terão início em maio de 2027.

O distanciamento das estradas tem sido o combustível ideal para Tuomas, que descreveu o seu atual momento como um período de total imersão musical. “Desde o lançamento de ‘Yesterwynde’, tudo na minha vida tem sido sobre música, e eu tenho amado absolutamente isso”, confessou. O músico detalhou a sua prolífica agenda recente, que incluiu a gravação do terceiro disco do AURI (projeto paralelo com sua esposa Johanna Kurkela e com o colega de banda Troy Donockley) e a finalização de um vindouro álbum solo. O trabalho individual, cujas orquestrações serão gravadas em Londres nos próximos meses sob a batuta do maestro James Shearman, deverá ser lançado na primavera (do hemisfério norte) de 2027.

Em relação ao Nightwish, o otimismo é palpável. Em uma conversa paralela com o jornalista Bear Wiseman, Holopainen revelou já ter “sete” músicas escritas para o novo disco. Ao ser questionado sobre o que o inspira atualmente, ele apontou para as mesmas fontes de sempre: “O mundo ao nosso redor. As pessoas, elas são tão inspiradoras. Alguns livros que li, alguns filmes que vi”. À revista Metal Hammer, o sentimento de empolgação foi reforçado: “Sinto-me mais inspirado do que nunca. Toda vez que sento na frente do meu teclado, fico tipo: ‘Ah, sim, isso é ótimo! Esperem até todo mundo ouvir isso'”.

O Retorno aos Palcos

Apesar da intensa movimentação nos estúdios, os fãs que aguardam ansiosamente por shows ao vivo precisarão ter um pouco mais de paciência. A banda finlandesa não se apresenta ao vivo há mais de três anos, e Tuomas deixou claro que o foco prioritário é a nova música. “No ano que vem é muito cedo para voltar à turnê. No ano seguinte, possivelmente? Eu quero fazer outro álbum antes de qualquer show ao vivo, e isso definitivamente vai acontecer”, cravou.

A decisão de pausar as turnês, oficializada ainda em 2023, foi tomada para preservar a saúde mental e física do sexteto, evitando o esgotamento após anos de ciclos exaustivos ao redor do globo. Como destacado anteriormente por Troy Donockley, a dinâmica afeta profundamente as famílias dos membros, citando o exemplo da vocalista Floor Jansen, mãe de duas crianças pequenas.

Enquanto a máquina de shows do Nightwish permanece em repouso, novidades paralelas continuarão abastecendo os fãs. Além do aguardado disco solo de Floor Jansen, “Hytress” (com lançamento marcado para 15 de janeiro de 2027 e turnê confirmada pela Europa e América do Sul), a icônica trajetória do grupo será celebrada em dezembro deste ano. A coletânea comemorativa “The Greatest 30 Years On Earth” será lançada no dia 11 de dezembro via Nuclear Blast Records, prometendo áudios raros e acesso inédito aos bastidores como uma verdadeira carta de amor aos seguidores da banda.

Por Lucas Falcão

Confira Também
Receba Atualizações
Suas informações são tratadas com a máxima confidencialidade e segurança.

Conheça mais Notícias

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.