“Heart-Shaped Box” foi um dos maiores sucessos do Nirvana em seu auge, e décadas depois continua sendo uma das músicas mais populares da banda. O single de 1993 acaba de entrar para o Clube dos Bilhões do Spotify ao ultrapassar um bilhão de reproduções na plataforma. É a terceira música do Nirvana a cruzar essa marca, depois de “Smells Like Teen Spirit” e “Come As You Are”.
Lançada em 1993, “Heart-Shaped Box” foi o primeiro single do terceiro álbum do Nirvana, ‘In Utero’. O álbum foi o sucessor do revolucionário álbum de estreia da banda por uma grande gravadora, ‘Nevermind’, de 1991, que tornou o Nirvana um dos grupos musicais mais populares e influentes da América e fez mais do que qualquer outro álbum para desencadear uma explosão do rock alternativo na indústria da música.
Gravado no Pachyderm Studios, em Minnesota, com o engenheiro de som Steve Albini, ‘In Utero’ mostrou o vocalista do Nirvana e seus companheiros de banda explorando suas influências mais agressivas e esotéricas, aparentemente em detrimento do apelo comercial. Mas grande parte do público de ‘Nevermind’ se encantou com ‘In Utero’ mesmo assim, e o álbum alcançou o status de platina no final do ano, gerando vários singles de sucesso. “Heart-Shaped Box” e seu single seguinte, “All Apologies”, tornaram-se presença constante na MTV e nas rádios de rock alternativo, chegando ao topo da parada Modern Rock da Billboard.
Por Juliana Carpinelli (Big Rock N’ Roll)
