No topo da lista de desejos dos fãs do The Cranberries está o lançamento oficial do show acústico de 1995 para a série de performances intimistas e memoráveis da MTV, Unplugged. Inédito como lançamento independente, MTV Unplugged estará disponível em 7 de novembro em vinil, CD e digital pela Island Records/UMe. Uma versão limitada em vinil colorido com capa alternativa também estará disponível exclusivamente pela Complex. Anteriormente disponível apenas na edição limitada de 3 LPs comemorativa do 30º aniversário de ‘No Need to Argue’, lançada em 27 de junho, este conjunto esgotou imediatamente após seu anúncio.
Pré-venda aqui: https://thecranberries.lnk.to/mtvunplugged
Foto: Divulgação
Gravado originalmente em 14 de fevereiro de 1995, a apresentação especial de nove músicas estreou na TV em 18 de abril daquele ano. Filmado na Howard Gilman Opera House, no Brooklyn, Nova York, o episódio foi ao ar durante a sexta temporada da aclamada série, que apresentou um ambiente acústico e minimalista, com alguns dos artistas e músicos mais populares da época.
“Tínhamos visto alguns dos maiores nomes da música, como R.E.M., Pearl Jam, The Cure e Nirvana, tocarem seus Unpluggeds e ficamos impressionados por seguir seus passos”, relembra o baterista Fergal Lawler. “A MTV estava gravando uma série de músicas neste lindo teatro antigo com assentos curvos. Era uma vibe realmente tranquila e relaxada, com a plateia sentada no chão.” Acompanhados pelo Electra Strings (o quarteto de cordas que acompanhou a banda no programa britânico Later with Jools Holland em 1994), a eloquência das composições do The Cranberries estava em plena exibição, ressaltando firmemente a importância da banda no panteão do rock alternativo.
Após o lançamento de seu segundo álbum de sucesso, ‘No Need to Argue’, o setlist do MTV Unplugged incluiu trechos daquele álbum crucial, incluindo “Dreaming My Dreams”, “Ode To My Family”, “Empty”, “Zombie” e a faixa-título. As outras faixas tocadas incluem o sucesso “Linger” (de seu álbum de estreia, ‘Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?’), “Free to Decide” e “I’m Still Remembering”, ambos inéditos na época e que posteriormente apareceriam em formato gravado no ano seguinte em seu álbum de 1996, ‘To The Faithful Departed’.
Reverenciado como um dos melhores episódios da lendária série da MTV, que teve 125 episódios, o set do The Cranberries foi aclamado pela mídia e pelo público, que esperavam ansiosamente por seu lançamento oficial.
Por Juliana Carpinelli (Big Rock N’ Roll)