Advertisement
Advertisement
Advertisement

“Titãs em São Paulo: estádio lotado para um encontro muito especial com os fãs!”

20 junho, 2023
“Titãs em São Paulo: estádio lotado para um encontro muito especial com os fãs!”

Texto por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio

Fotos por Leandro Anhelli – Instagram @anhelli1980

 

Advertisement

É fato que estamos acostumados com grandes shows internacionais nos estádios brasileiros, com palcos imensos, muitas luzes e grandes telões, tudo para proporcionar ao público um verdadeiro espetáculo.

 

Sábado foi dia de presenciar tudo isso novamente no Allianz Parque, mas com uma diferença crucial: a atração principal era um dos maiores nomes do Rock nacional, que promovia um reencontro de seus membros da formação clássica, depois de três décadas.

 

Anunciada ainda em 2022, a turnê pelo Brasil “Titãs Encontro: Todos ao Mesmo Tempo Agora” gerou muita expectativa nos fãs e finalmente os shows começaram a ser realizados no final de abril. Em São Paulo foi agendada uma única data inicialmente, mas devido ao sucesso das vendas de ingressos, duas apresentações foram adicionadas ao calendário da turnê.

 

A reportagem da Kiss FM acompanhou o show do último sábado. Uma verdadeira e linda celebração do Rock nacional e de composições que marcaram a história da música no Brasil.

 

Banda inovadora desde o princípio, tinha em sua formação o número incomum de nove integrantes. Com a troca do baterista ainda nos primórdios dos Titãs, a formação clássica estava estabelecida e sete dos integrantes fazem parte da turnê atual. Infelizmente o guitarrista Marcelo Fromer faleceu em 2001, vítima de um atropelamento na capital paulista.

 

Apesar de sua ausência, Fromer foi lembrado e citado muitas vezes no show, sendo substituído pelo produtor Liminha, que fez a função de segunda guitarrista da banda. A filha de Marcelo, Alice Fromer, foi convidada a subir ao palco e cantou as canções “Toda Cor” e “Não vou me adaptar”, além de uma homenagem à saudosa cantora Rita Lee, com “Ovelha Negra”.

 

Nos telões uma linda imagem do guitarrista, projetada com diversas cores. Aliás, luzes coloridas e efeitos visuais não faltaram na apresentação, como citado inicialmente. Com um padrão de qualidade indiscutível, os Titãs promoveram um espetáculo para o público presente no Allianz Parque.

 

O repertório foi dividido em três partes: um set inicial com faixas como “Diversão”, “Comida” e a música que dá título ao bem-sucedido álbum “Jesus não tem Dentes no país dos Banguelas” (1987); um segundo set acústico, do qual Alice Fromer fez parte, lembrando os anos 90, quando os Titãs lançaram o “Acústico MTV”; e, por fim, um terceiro ato, com composições mais viscerais como “Porrada”, “Polícia” e Bichos Escrotos”, cantada a plenos pulmões pela plateia que lotou o estádio.

 

Era nítida a felicidade dos músicos em se reunir novamente para celebrar a carreira da banda. Nando Reis, que retornou ao baixo depois de décadas, bem lembrou que as canções compostas por eles seguem atuais, mesmo após tanto anos de seu lançamento.

 

A turnê como um todo tem sido muito especial para todos os integrantes dos Titãs, e principalmente para Branco Mello, que superou um câncer de laringe. O vocalista fez questão de destacar que estava saudável, falando e o mais importante, cantando novamente, ainda que rouco. Vê-lo cantar e com saúde foi mais um dos inúmeros momentos emocionantes da noite.

 

Como não podia faltar, ao término do terceiro set o público acendeu os celulares, como já havia acontecido durante a execução de “Epitáfio”, deixando o Allianz Parque muito bonito, para receber a banda em festejado bis com três músicas adicionais. “Sonífera ilha”, faixa 1 do disco de estreia da banda e que era tocada mais de uma vez nas primeiras apresentações dos Titãs, como recordou Paulo Miklos, fechou o show.

 

Como definido no dicionário, “titã” significa, em sentido figurado, “aquela pessoa com características físicas ou morais extraordinárias”. Os “nossos” Titãs são mesmo extraordinários e fizeram a noite dos paulistanos ser igualmente extraordinária. E memorável.

 

Abertura

 

Embora não tenha sido autorizado aos fotógrafos o registro de imagens da bandas de abertura, antes dos Titãs a banda Colomy e o Sioux 66 se apresentaram no palco do Allianz Parque.

 

Ambas contam com integrantes que são filhos de membros dos Titãs: Sebastião Reis (violão e voz), filho de Nando Reis, toca ao lado de Pedro Lipatin (guitarra) e Eduardo Schuler (bateria) no Colomy, e Bento Mello (baixo), filho de Branco Mello, integra o Sioux 66 com Igor Godoi (vocal), Yohan Kisser (guitarra) e Gabriel Haddad (bateria).

 

Enquanto o Colomy é um grupo bastante novo, com raízes setentistas e seu primeiro disco (“Jaú”) lançado em 2023, o Sioux 66 tem uma década de estrada e vem trabalhando mais recentemente em músicas cantadas em inglês, como o single “In Your Sight”.

 

Agradecimentos a Trovoa Comunicação, 30E e Bonus Track Entretenimento pela atenção e credenciamento da equipe da rádio.

 

Setlist:

 

Diversão

Lugar Nenhum

Desordem

Tô Cansado

Igreja

Homem Primata

Estado Violência

O pulso

Comida

Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas

Nome aos Bois

Eu Não Sei Fazer Música

Cabeça Dinossauro

 

Acústico:

 

Epitáfio

Os cegos do castelo

Pra Dizer Adeus

Toda Cor

Não Vou me Adaptar

Ovelha Negra (Rita Lee)

 

Família

Go Back

É preciso saber viver (Roberto Carlos)

32 Dentes

Flores

Televisão

Porrada

Polícia

AA UU

Bichos Escrotos

Miséria

Marvin

Sonífera Ilha

 

 

Veja as fotos do show em nossa galeria!

 

Fonte:  Kiss FM Redação

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM