Advertisement
Advertisement
Advertisement

Thom Yorke e a história da música mais triste do Radiohead

20 março, 2024
Thom Yorke e a história da música mais triste do Radiohead

Reprodução/YouTube

 

O Radiohead se tornou uma referência quando falamos de músicas tristes. Através de suas letras e instrumentais repletos de melancolia, a banda foi uma das responsáveis por levar canções desse tipo para o mainstream quando isso era muito mais raro do que hoje.

Advertisement

Segundo o site Tenho Mais Discos Que Amigos, muito disso é graças a Thom Yorke, dono de uma voz impressionante e de um incrível talento para compor incansavelmente canções que abordam temas mais delicados.

Recentemente, a Far Out relembrou o dia em que o vocalista britânico revelou qual música do Radiohead é, em sua opinião, a mais triste de toda a sua discografia.

Descrevendo “Street Spirit (Fade Out)”, uma das faixas mais famosas do grupo em seus primeiros anos de carreira, como “sem esperança”, Yorke declarou:

Eu não a escrevi. Ela se escreveu sozinha. Éramos apenas seus mensageiros. Seu núcleo é um mistério completo para mim. Eu nunca tentaria escrever algo tão desesperador. Todas as nossas músicas mais tristes têm em algum lugar pelo menos um vislumbre de resolução – ‘Street Spirit’ não tem resolução. É o túnel escuro sem luz no fim.

 

O vocalista ainda deixou claro que, para ele, por mais que existam outras faixas extremamente tristes como “How to Disappear Completely”, “Bullet Proof… I Wish I Was” ou o próprio hit “Creep”, nenhuma conseguirá ter o mesmo significado que “Street Spirit”.

 

A música mais triste do Radiohead segundo Thom Yorke

A música lançada em 1995 foi um verdadeiro divisor de águas para o Radiohead. Ao falar sobre a faixa, Thom Yorke explicou o que precisava fazer para conseguir tocá-la nas performances do grupo:

Eu separo meu radar emocional daquela música, ou não conseguiria tocá-la. Eu iria quebrar. Eu desmoronaria no palco. É por isso que a letra é apenas um monte de mini-histórias ou imagens visuais, em oposição a uma explicação coesa de seu significado. Usei imagens ajustadas à música que pensei que transmitiriam a totalidade emocional da letra e da música trabalhando juntas. Isso é o que significa ‘todas essas coisas podem ser engolidas inteiras’. Eu trouxe a totalidade das emoções porque não conseguiria articular as emoções. Eu iria quebrar.

 

Ainda falando sobre a letra da música, ele apontou que muitos fãs “não percebem que ‘Street Spirit’ é sobre encarar o maldito diabo bem nos olhos… e saber que, não importa o que diabos você faça, ele irá rir por último”. Pesado!

Relembre o vídeo de “Street Spirit (Fade Out)” abaixo.

Fonte: Tenho Mais Discos Que Amigos – Lara Teixeira

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM