Advertisement
Advertisement
Advertisement

The Beatles: ‘Help!’ teve a primeira música de heavy metal da história, segundo John Lennon

7 agosto, 2023
The Beatles: ‘Help!’ teve a primeira música de heavy metal da história, segundo John Lennon

Você já se perguntou qual foi a primeira música de heavy metal da história? Para John Lennon, a resposta é uma música dos Beatles presente no álbum Help! (1965).

Enquanto alguns consideram “Helter Skelter” uma grande precursora do metal, Lennon achava que “Ticket To Ride”, feita 3 anos antes, era a melhor escolha para ocupar essa posição.

Segundo o site Wikimetal, por mais que a comparação dos Beatles ao heavy metal pareça absurda em um primeiro momento, é preciso lembrar que o gênero ainda não existia em 1965. Em entrevistas concedidas ao longo dos anos, tanto John Lennon quanto Paul McCartney definem o “quê” de heavy metal em “Ticket To Ride” devido à estrutura da música, que começa bem pop e se torna mais caótica chegando ao fim.

Advertisement

“Acho que o mais interessante é aquele final doido. Ao invés de encerrar igual ao verso anterior, nós mudamos o tempo. Pegamos uma das linhas, ‘My baby don’t care’, mas alteramos a melodia completamente,” disse Paul McCartney em entrevista de 1994 (via Far Out!). “Nós quase inventamos a ideia de um trecho novo de uma música enquanto ela desaparece nessa faixa… Foi bem radical para a época.”

 

John Lennon achava a música “pesada” devido à bateria

Essa opinião já era compartilhada por John Lennon desde os anos 70. Em entrevista, o saudoso Beatle comentou (via Ultimate Classic Rock): “‘Ticket To Ride’ era um som relativamente novo naquele tempo. Era bem pesado para a época, se você der uma olhada nas paradas e ver o tipo de música que as pessoas estavam fazendo. É uma música pesada e a bateria é pesada também. É por isso que gosto dela.”

Mas foi só em 1980, durante uma entrevista com David Sheff, da Playboy, que Lennon voltou a falar de “Ticket To Ride” e usou efetivamente as palavras “uma das primeiras músicas de heavy metal a serem feitas”. Ele também voltou a ressaltar a importância da bateria na faixa, pensada por Paul McCartney: “A contribuição do Paul foi o jeito que o Ringo tocou bateria”, comentou.

Relembre “Ticket To Ride”, do álbum Help! (1965), e tire suas próprias conclusões:

The Beatles. Créditos: Reprodução/Facebook

 

Fonte: Wikimetal – Gabriela Marqueti

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM