Advertisement
Advertisement
Advertisement

Paul McCartney esclarece uso de IA em nova música dos Beatles

23 junho, 2023
Paul McCartney esclarece uso de IA em nova música dos Beatles

Segundo o site Wikimetal, o comentário foi feito durante uma entrevista para a BBC Radio 4, na qual o músico contou que uma ferramenta de IA extraiu a voz de John Lennon de uma demo antiga, tornando possível que ela fosse usada na nova música.

A ideia veio de uma técnica usada no documentário Get Back, dirigido por Peter Jackson. Nele, a editora de diálogos Emile de la Rey fez o uso de Inteligência Artificial para reconhecer as vozes dos Beatles e separá-las dos barulhos de fundo. O mesmo processo foi usado por Paul McCartney em turnê, o que permitiu que ele fizesse um “dueto” com John Lennon.

Advertisement

“Quando começamos a fazer essa que vai ser a última música dos Beatles, era uma demo que o John tinha e nós conseguimos extraí-la e conseguir o som puro através da IA. Aí conseguimos mixar a faixa, do jeito que normalmente fazemos”, conclui.

Após a repercussão desta entrevista, Paul escreveu: “Foi ótimo ver uma resposta tão empolgante ao nosso próximo projeto dos Beatles. Ninguém está mais animado do que nós para compartilhar algo com vocês no final do ano. Vimos algumas confusões e especulações sobre isso. Parece que há muito trabalho de adivinhação por aí. Não posso dizer muita coisa nesta fase, mas para ser claro, nada foi criado artificial ou sinteticamente. É tudo real e todos nós brincamos com isso. Limpamos algumas gravações existentes – um processo que se arrasta há anos”.

Assim como na entrevista à emissora britânica, Paul não revelou o nome da canção, que será lançada como o “último single dos Beatles”.

Paul McCartney. Crédito: Reprodução/Facebook

 

Fonte: Wikimetal – Erica Y Roumieh

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM