Advertisement
Advertisement
Advertisement

John Fogerty finalmente obtém o controle dos direitos de publicação do Creedence Clearwater Revival

13 janeiro, 2023
John Fogerty finalmente obtém o controle dos direitos de publicação do Creedence Clearwater Revival

Segundo o site Big Rock N’ Roll, John Fogerty finalmente ganhou o controle mundial de seus direitos de publicação do Creedence Clearwater Revival, encerrando uma das batalhas mais longas e sórdidas da história da indústria musical.

Os problemas legais de Fogerty começaram há quase 60 anos, quando o CCR assinou contrato com a Fantasy Records, que o produtor de cinema e executivo da gravadora Saul Zaentz comprou em 1967. Fogerty passou a ver os termos do acordo como injustos e tentou por anos se livrar da Fantasy Records.

Para sair do acordo, Fogerty cedeu seus royalties para Zaentz em 1980 e não recebeu nenhum pagamento deles por décadas. Zaentz processou o roqueiro por autoplágio, alegando que o hit solo de Fogerty de 1985, “The Old Man Down the Road”, copiou “Run Through the Jungle” do CCR. (Fogerty ganhou o caso.)

Advertisement

Agora, o aguerrido líder do CCR pode finalmente desfrutar de um pouco de paz e satisfação. Fogerty comprou recentemente uma participação majoritária nos direitos de publicação global de seu catálogo CCR da Concord por uma quantia não revelada, informou a Billboard. Concord comprou a Fantasy Records em 2004 e rapidamente restabeleceu e aumentou os royalties de Fogerty. A empresa ainda é dona das gravações master do CCR e continuará pagando a parte de Fogerty na publicação.

A vitória de Fogerty ocorre em um momento em que muitos de seus colegas estão fazendo exatamente o oposto e vendendo seus catálogos por enormes quantias de nove dígitos.

A partir deste janeiro, eu possuo minhas próprias músicas novamente. Isso é algo que eu pensei que nunca seria uma possibilidade. Depois de 50 anos, finalmente me reencontrei com minhas canções. Eu também posso dizer onde e como minhas músicas são usadas“, disse Fogerty em suas redes sociais. “Estou ansioso para fazer uma turnê e comemorar este ano! Quero agradecer a @ConcordRecords por ajudar a fazer tudo isso acontecer. E estou animado com novas ideias e um interesse renovado em minha música… como um renascimento.

 

Foto: Divulgação / Facebook / Twitter

Fonte: Big Rock n’ Roll – Juliana Carpinelli

 

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM