Advertisement
Advertisement
Advertisement

Guitarrista do Radiohead explica o segredo por trás do som de “OK Computer”

2 janeiro, 2024
Guitarrista do Radiohead explica o segredo por trás do som de “OK Computer”

Divulgação

 

Em nova entrevista para a revista Guitarist, Ed O’Brien, um dos três guitarristas do Radiohead, explicou como os discos The Bends (1995) e OK Computer (1997) foram moldados por um pedal em particular – o qual tem estado em todas as pedaleiras que ele levou em turnês desde então.

Advertisement

Segundo o site Tenho Mais Discos Que Amigos, na conversa, o músico revelou que adora o pedal de delay Boss DD-5 e afirmou que o modelo foi muito representativo para a sonoridade do grupo britânico na década de 1990 (via GuitarWorld):

Eu adoro o DD-5. Para mim, o DD-3 é o som dos anos 80, enquanto o DD-5 é o som dos anos 90. O DD-5 foi fundamental para o som de ‘The Bends’ e ‘OK Computer’. Era praticamente tudo DD-5. Eu não usava muitos pedais na época, mas o DD-5 era um dos meus favoritos porque eu conseguia extrair muitos sons diferentes dele. Adoro usá-lo para criar ruídos modulados. Eu brinco muito com esse pedal e ele está em todas as pedaleiras do Radiohead que usei, porque é o único delay que pode fazer aqueles sons do ‘OK Computer’.

 

Em outro trecho da entrevista, O’Brien deu mais detalhes sobre a sua relação com os pedais e mencionou aqueles que mais estão ligados ao seu trabalho:

Quando eu sair em turnê novamente, o [DM-101] Delay Machine provavelmente estará no tabuleiro. Posso armazenar sons lá, o que não posso fazer com o Electro-Harmonix Memory Man. A Delay Machine é extraordinária. Se eu conseguir fazer o SDE-3000D [Dual Digital Delay] funcionar, usarei isso também, embora ainda precise de um DD-5. Acho que o [Roland] SDE-3000 é incrível. Aquela era de delays dos anos 80 foi realmente especial, e a Boss acertou em cheio. Daniel [Steinhardt] e eu temos gostos muito parecidos em relação a delays e estou sempre esperando sua validação. Com o SDE-3000D, ele disse, ‘a BOSS arrasou com tudo’.

Os delays são como qualquer pedal, pois têm características próprias. Cada um faz uma coisa diferente e, para mim, é uma coisa emocionante. Tipo, como posso ouvir e ver o disco emocionalmente? Não sou um daqueles caras que tem um delay e esse é o meu som. É um hábito caro – tenho muitos delays – mas, como você pode ver, sou um grande fã do Boss!

 

A gente espera poder rever a performance dele ao vivo com o Radiohead por aqui mais uma vez em breve! Enquanto isso não acontece, aproveite para relembrar o icônico clipe de “Paranoid Android” ao final da matéria.

NX Zero e Sepultura juntam forças em versão de Radiohead

A segunda edição do Patfest, evento organizado por Andreas Kisser, aconteceu algumas semanas atrás e entre os convidados do evento esteve Di Ferrero, que cantou justamente “Creep”, sucesso do Radiohead, ao lado do guitarrista do Sepultura.

 

 

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM