Advertisement
Advertisement
Advertisement

Guitarrista compara novo disco do Pearl Jam a Soundgarden e Temple of the Dog

12 dezembro, 2023
Guitarrista compara novo disco do Pearl Jam a Soundgarden e Temple of the Dog

Foto por Danny Clinch

 

Depois do baterista Matt Cameron confirmar que o próximo álbum do Pearl Jam já está pronto, agora o guitarrista Mike McCready falou sobre a sonoridade do disco e disse que ele “é muito mais pesado do que você esperaria”.

Advertisement

Segundo o site Tenho Mais Discos Que Amigos, em entrevista à revista Classic Rock, o músico revelou que gravou a guitarra principal em algumas faixas – algo que normalmente é função de Stone Gossard – e por isso se sentiu como na época do Temple of the Dog, projeto com Chris Cornell que precedeu o Pearl Jam no início dos anos 1990.

McCready também comparou as linhas de bateria de Cameron no novo disco com o que ele fez no Soundgarden, outra banda que tinha Cornell nos vocais.

O guitarrista do Pearl Jam creditou esse resgate da sonoridade antiga da banda ao produtor Andrew Watt, dizendo que ele incentivou todos os integrantes a tocarem de forma “enérgica e melódica” (via Guitar.com):

[O som do novo disco] é muito mais pesado do que você esperaria. Tem as melodias e a energia dos nossos primeiros discos. Andrew nos incentivou a tocar da forma mais intensa, melódica e consciente, como não fazíamos havia muito tempo.

Eu sinto que a bateria de Matt Cameron tem elementos do que ele fazia no Soundgarden. E para o bem ou para o mal, vocês vão ouvir muito mais guitarra principal da minha parte, algo que eu não fazia há tempos.

Eu fui à loucura como fiz com Chris Cornell na música ‘Reach Down’ [1991] tantos anos atrás. Eu fiz de novo, e geralmente o primeiro ou o segundo take são os melhores. Depois eu começo a pensar demais e não tem o mesmo sentimento. Mas Andrew conseguiu uma verdadeira façanha, como dizem.

Novo disco do Pearl Jam foi produzido por Andrew Watt

Mike McCready ainda foi mais a fundo sobre o trabalho com Andrew Watt, que se tornou o queridinho de gigantes do Rock e só nos últimos anos produziu discos renomados dos Rolling Stones, Ozzy Osbourne, Iggy Pop, Post Malone e mais.

O guitarrista do Pearl Jam brincou dizendo que o produtor tem uma “cara mais Pop”, mas tem o Rock no coração e muito foco para fazer as sessões de estúdio fluírem bem:

Andrew Watt é tipo um produtor de Pop mais jovem, mas ele é um cara do Rock no coração – eu acho que somos a banda favorita dele. Quando estivemos no estúdio com ele no último ano, ele botou a gente pra ralar mesmo, nos deixou focados e tocando música após música. Demoramos um tempão pra fazer o ‘Gigaton’, mas o novo disco não demorou nada. Andrew ficava tipo: ‘Vocês demoram demais pra gravar disco, vamos fazer isso agora!’.

 

Ainda não há informações sobre o nome e a data de lançamento do sucessor de Gigaton (2020), mas espera-se que seja em 2024 e que o Pearl Jam saia para mais uma turnê mundial depois disso. As primeiras datas, inclusive, já foram anunciadas, mas o Brasil ainda não está na rota.

 

Fonte: Tenho Mais Discos Que Amigos – Rafael Teixeira

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM