Advertisement
Advertisement
Advertisement

Green Day é acusado de plagiar riff metaleiro usado por Pink em hit

11 janeiro, 2024
Green Day é acusado de plagiar riff metaleiro usado por Pink em hit

Foto por Foto por James Richards IV (via Brooklyn Vegan) | Foto por Marta Ayora/TMDQA!

 

O Green Day está vendo seu nome ser bastante comentado nas redes sociais depois de ter liberado seu mais novo single “One Eyed Bastard”, na última sexta-feira (5).

Advertisement

Para a tristeza da banda, a forte repercussão não está relacionada apenas a pontos positivos da música e sim a algumas acusações de plágio, já que muitas pessoas estão apontando que o riff de abertura da nova canção da banda de Billie Joe Armstrong é semelhante à introdução do hit “So What”, lançado em 2008 por Pink.

Segundo o site Tenho Mais Discos Que Amigos, durante um programa da estação de rádio de Nova York Z100NewYork, os apresentadores fizeram uma comparação entre o novo single do Green Day e o sucesso de Pink. Porém, de acordo com Billie Joe, o riff de “One Eyed Bastard” surgiu de uma inspiração bastante diferente da que vem sendo apontada. Ele declarou em um comunicado (via NME):

‘One Eyed Bastard’ começou apenas como um riff que eu tinha – um shuffle, quase como um riff do Black Sabbath. Liricamente, eu estava apenas refletindo sobre os momentos ruins da vida.

Essa é a questão da nostalgia: às vezes você pensa: ‘Essa foi uma época horrível’. Todo mundo tem aquele lugar feio na vida no qual tem que lidar com pensamentos feios – pode ser tipo vingança ou algo assim. Felizmente, tenho uma saída na composição.

 

Origem de riff da Pink está ligada a guitarrista de Metal

Vale lembrar que o hino Pop também enfrentou suas próprias comparações na época de seu lançamento. “So What” foi acusada de copiar a música “Black Night”, do Deep Purple, lançada em 1970. A origem da faixa de Pink, no entanto, foi esclarecida pelo produtor sueco Shellback na série This Is Pop:

 

Em meio a tudo isso, boa parte dos músicos que estão ouvindo toda essa discussão não descartam as semelhanças, mas ironizaram o fato de que se trata apenas de riffs que usam a escala pentatônica menor, um recurso bastante comum principalmente dentro do Rock.

 

Novo disco do Green Day

Em tempo, a nova música do Green Day segue o lançamento dos singles “The American Dream Is Killing Me”, “Look Ma, No Brains!” e “Dilemma”, que vão integrar o novo disco da banda norte-americana, Saviors, previsto para ser lançado em 19 de Janeiro.

 

 

Fonte: Tenho Mais Discos Que Amigos

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM