Advertisement
Advertisement
Advertisement

Gerry Conway, baterista da Fairport Convention e que tocou com Cat Stevens, morre aos 76 anos

2 abril, 2024
Gerry Conway, baterista da Fairport Convention e que tocou com Cat Stevens, morre aos 76 anos

Foto: Jo Hale

Gerry Conway, baterista veterano de folk e rock que tocou com Cat Stevens, Jethro Tull, Fairport Convention e outros, morreu na última sexta-feira (29) aos 76 anos.

O cantor, guitarrista e cofundador da Fairport Convention, Simon Nicol, prestou homenagem a Conway em uma postagem no Facebook no fim de semana. Ele revelou que Conway lutou contra a doença dos neurônios motores – também conhecida como esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou doença de Lou Gehrig – que resulta na perda gradual dos neurônios motores que controlam os músculos voluntários.

Advertisement

Nicol chamou Conway de “meu querido amigo baterista, alguém com quem trabalhei pela primeira vez por volta de 1968 em várias sessões e com quem fiz turnê na banda de Al Stewart naquela época”. Ele elogiou seu ex-companheiro de banda como “maravilhosamente paciente e sábio, irritantemente atrasado (!), mas sempre pronto e ansioso para tocar, e abençoado com sua própria calma e solidez interiores. Vou sentir falta dele mais do que posso dizer.

Segundo o site Big Rock N’ Roll, nascido em King’s Lynn, Norfolk, Inglaterra, em 1947, Conway fez sua estreia musical com a banda folk britânica Eclection em seu álbum autointitulado de 1968. Em 1970 ele tocou no Hark! The Village Wait e Zero She Flies de Stewart antes de se juntar à banda de Stevens como membro de gravações e turnês. Ele tocou em sete álbuns consecutivos de Stevens, desde Teaser and the Firecat, de 1971, até Back to Earth, de 1978.

Mais tarde, Conway se juntou a Jethro Tull em The Broadsword and the Beast, de 1982, e Crest of a Knave, vencedor do Grammy em 1987. Ele também passou grande parte da década em turnê com Richard Thompson do Fairport Convention, finalmente se juntando ao grupo em 1998. Conway apareceu em nove álbuns do Fairport Convention, de The Wood and the Wire de 1999 até Shuffle and Go de 2020 – décadas depois de tocar em três músicas do álbum da banda de 1973, Rosie. Conway deixou o grupo em 2022 após ser diagnosticado com MND.

Descanse em paz, Gerry Conway…

 

Fonte: Big Rock N’ Roll – Juliana Carpinelli

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM