Por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio

Fotos por Leandro Anhelli – Instagram @anhelli1980

Seria só mais uma sexta-feira chuvosa em São Paulo se não fosse pela importante celebração do Dia Internacional da Mulher. Isso por si só já tornava o dia especial, mas para os fãs de Metal sinfônico havia ainda algo mais a se comemorar.

Tarja Turunen, cantora finlandesa e ex-integrante da banda Nightwish, retornaria ao Brasil, para iniciar sua turnê sul-americana na capital paulista, no Tokio Marine Hall. Ou seja, se o dia era dedicado às mulheres, não havia maneira melhor de celebrá-lo: em um show dessa artista incrível, dona de uma linda voz e um carisma invejável.

Para essa turnê, uma participação muito festejada foi confirmada: o baixista e também vocalista Marko Hietala, ex-companheiro da Tarja no Nightwish, juntou-se à cantora, depois de quase duas décadas (Tarja saiu do Nightwish em 2005 e Marko continuou até 2021).

Esse inesperado reencontro, que teve seu marco inicial na Suíça, em julho de 2023, quando os músicos subiram ao palco para cantar juntos “The Phantom of the Opera” (Nightwish) e surpreenderam a todos. O resultado foi muito positivo e acabou rendendo a turnê “Living the Dream – The Hits Tour 2024”.

Em São Paulo, a lendária dupla levou ao público duas apresentações em sequência. Primeiro foi a vez de Marko, executando um curto set de covers e canções autorais, com destaque para “Two Soldiers”, que fará parte de seu vindouro álbum solo. Em formato acústico, Hietala tocou ao lado de Tuomas Wäinölä.

Descalço, Marko interpretou clássicos do Ozzy Osbourne e Dio (vide setlist abaixo), além de uma versão de “Children of the Grave”, do Black Sabbath, e “The Islander”, do próprio Nightwish, fazendo a plateia vibrar ao vê-lo de forma “nua e crua” no palco, sem grandes efeitos visuais.

O músico destacou estar muito feliz em retornar ao Brasil e fazer parte da turnê ao lado de Tarja, encerrando o show após aproximadamente quarenta minutos, para então a vocalista entrar em cena com sua banda solo.

Passado um intervalo de vinte minutos, a cantora finlandesa abriu sua apresentação sob luzes coloridas, ao som de “Eye of the Storm”, seguida da pesada “Demons in You”, para delírio geral.

A vibração do público foi imediata e o ápice da noite ainda estava por vir. Tarja se ausentou durante a parte final de “Shadow Play”, retornando com uma brilhante blusa prateada, para em seguida receber a companhia de Marko, antes de execução de “Dead to the World” (Nightwish).

Em êxtase, os fãs reagiram de imediato. O reencontro era real, Tarja e Marko estavam juntos em São Paulo, para cantar sucessos do Nightwish novamente, depois de tanto tempo. Foram meia dúzia de músicas em sequência, incluindo a ótima e pesada “Dead Promises”, além, é claro, de “Wish I Had an Angel” (Nightwish), um dos maiores clássicos da antiga banda da dupla, recebida com ensurdecedores gritos da plateia.

Foi certamente uma das canções mais esperadas da noite. Em seguida Marko deixou o palco para Tarja seguir com seu show. A artista, que já havia antes lembrado de sua primeira vinda ao país, em 2000, agradeceu por tanto carinho e ressaltou a felicidade e a emoção de cantar ao lado de Marko, recebendo muitos aplausos e corações com braços em riste dos fãs.

Goste você ou não de Metal sinfônico, é inegável a importância e a relevância do Nightwish para a música e, mais do que isso, para o seu país Finlândia. Tarja e Marko fazem parte dessa história e contribuíram para a reputação da banda como referência mundial neste gênero do Heavy Metal.

Para o bis Tarja retornou com mais três canções, sendo a última delas “Over the Hills and Far Away” (originalmente gravada por Gary Moore e posteriormente também interpretada pelo Nightwish), cantada com Marko novamente, para encerrar a apresentação perto da meia-noite.

Visivelmente felizes por estarem juntos depois de muitos anos, Marko e Tarja se abraçaram ao final, em um gesto de afeto que foi inclusive estendido a todos os demais músicos. Abraçados e sorridentes, o agradecimento final foi ao centro do palco, como tradicionalmente ocorre nos shows. Tarja, vestida com a camisa amarela da seleção brasileira, ainda pareceu não querer ir embora e ficou por mais algum tempo saudando o público.

Agradecimentos à Top Link Music (Clovis Roman e Isabele Miranda) pela atenção e credenciamento da equipe da rádio.

 

Setlist Marko Hietala:

Stones

Crazy Train (Ozzy Osbourne)

Two Soldiers

Holy Diver (Dio)

The Islander (Nightwish)

Children of the Grave (Black Sabbath)

Setlist Tarja:

Eye of the Storm

Demons in You

Die Alive

Diva

Shadow Play

Dead To The World (Nightwish)

Dark Star

Left on Mars

Dead Promises

Planet Hell (Nightwish)

Wish I Had an Angel (Nightwish)

I Walk Alone

Victim of Ritual

Bis:

Innocence

Until My Last Breath

Over the Hills and Far Away (Gary Moore)