Sons of Apollo – Tokio Marine Hall, São Paulo – SP
13 de agosto de 2022
Por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio
Em abril de 2018, quando assisti ao show do Sons of Apollo em São Paulo e fiz também a cobertura jornalística para a rádio, lembro-me de questionar se esse “supergrupo” teria continuidade, para além do primeiro álbum lançado.
Muitas vezes grupos que reúnem membros de outras bandas e músicos que participam de diversos projetos concomitantemente, acabam se dispersando após o lançamento de um primeiro trabalho, portanto, a dúvida, à época, era legítima. Não se sabia ao certo qual seria o futuro do Sons of Apollo, apesar de a banda confirmar que não se tratava de algo passageiro ou de apenas um disco de estúdio.
Cinco anos depois, com um segundo álbum lançado (“MMXX”, de 2020) e a confirmação de que o supergrupo segue na ativa, o Sons of Apollo retorna ao Brasil, para shows em quatro cidades. A rádio Kiss FM foi conferir a apresentação de São Paulo, realizada no último sábado.
Em quase duas horas de show, o Sons Of Apollo provou novamente sua consistência musical, resultado da união de músicos talentosos com experiência nos palcos e anos de carreira “nas costas”. Sem o baixista Billy Sheehan, que acabou por não viajar ao Brasil por restrições de viagem não muito bem esclarecidas, os shows em território brasileiro contaram com Felipe Andreoli (Angra) que, corajosamente, assumiu essa missão de última hora, cumprindo-a muito bem.
A apresentação começou já com a longa “Goodbye Divinity”, seguida de “Fall to Ascend”, ambas do disco lançado em 2020. Foram poucas palavras dos músicos nesse início, mas logo o vocalista Jeff Scott Soto lembrou que foram dois e meio de espera pelo show, devido à pandemia.
Marcada inicialmente para abril de 2020, a turnê do Sons of Apollo sofreu com adiamentos até finalmente se confirmar para o mês de agosto desse ano. Jeff também lembrou de sua relação de longa data com o Brasil e afirmou se sentir em casa em território brasileiro – o vocalista vem regularmente ao Brasil há pelo menos duas décadas e já esteve na sede da rádio para entrevistas.
O público compareceu em ótimo número e ovacionou os músicos durante o repertório que cobriu as principais canções dos dois álbuns de estúdio lançados pelo supergrupo, sem a inserção de qualquer cover dessa vez (em 2018, com apenas um álbum de estúdio lançado, a banda tocou alguns covers em seus shows no Brasil).
“Desolate July”, composta em homenagem ao baixista David Z (Adrenaline Mob, SOTO), que nos deixou em julho de 2014, vítima de um acidente de trânsito, foi um momento emocionante da noite, com Jeff dedicando a canção ao seu pai, recém falecido. Outro destaque ficou por conta da longa faixa “New World Today”, com o vocalista comparando-a a uma montanha-russa, devido às suas mudanças de velocidade, quase soando como uma jam dos músicos no palco.
“Coming Home”, faixa que traz elementos de Prog Metal mesclados com Hard Rock, fechou a noite. Jeff ainda gritou “Sons of São Paulo” no microfone e pediu que a plateia gritasse junto, antes de retornar vestindo uma camisa amarela da seleção brasileira, com as iniciais “JSS” nas costas. Para o bis, “God Of The Sun”, coincidentemente a primeira faixa do primeiro disco lançado pelo supergrupo.
Abertura – Opus V e Lufeh
Para a abertura do show do Sons of Apollo, nada melhor do que dois nomes nacionais do Metal Progressivo. Opus V foi a primeira a subir no palco, trazendo algumas das composições de uma década de carreira, com destaque para “A New Empire Rise”, cujo clipe foi recentemente lançado.
O quinteto é formado pelo vocalista Paulo Henrique, o guitarrista Lucas Araújo, o baixista Tiago Moreira e o baterista Miguel Muniz, de apenas 16 anos, além do tecladista Dio Lima, que participou também dos shows do Angra na recente turnê de comemoração dos 20 anos de “Rebirth”.
Sucedendo o Opus V, foi a vez da banda Lufeh, que leva o nome de seu baterista (Luís Fernando, apelido Lufe) e conta ainda com o americano Dennis Atlas (vocal), Teo Dornellas (guitarra), Duca Tambasco (baixo) e Gera Penna (teclado). Inspirada em Rush e Dream Theater, o Lufeh mostrou um entrosamento muito grande, com repertório calcado no álbum de estreia “Luggage Falling Down”, de 2020.
Muito carismático e visivelmente feliz em estar no Brasil para tocar antes do Sons of Apollo, o vocalista Dennis comandou o show com muita competência, destacando-se a execução das canções “The Edge” e “Find My Way”, com sua bonita introdução de teclado, seguida de riffs marcantes de guitarra.
Agradecimentos a Isabele Miranda e Top Link Music pela atenção e credenciamento. Fotos por André Tedim, gentilmente cedidas pela assessoria de imprensa.
Sons of Apollo – Banda:
Jeff Scott Soto – vocal
Ron “Bumblefoott” Thal – guitarra
Felipe Andreoli – baixo
Derek Sherinian – teclados
Mike Portnoy – bateria
Setlist Sons of Apollo:
Goodbye Divinity
Fall To Ascend
Signs Of The Time
Wither To Black
Alive
Asphyxiation
Lost In Oblivion
Desolate July
King Of Delusion
New World Today
Figaro´s Whore
Solo Teclado
Coming Home
Bis
God Of The Sun