Nightwish e Beast in Black – Espaço Unimed, São Paulo – SP

14 de outubro de 2022

Texto por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio

Fotos por Leandro Anhelli – Instagram @anhelli1980

A espera foi longa. Originalmente marcados para 2020, os shows da banda finlandesa Nightwish foram reagendados por duas vezes, até que se confirmaram para esse mês de outubro.

Tendo passado pelo Rio de Janeiro um dia antes, na última sexta-feira finalmente chegou a vez dos fãs paulistanos curtirem a apresentação desse grande nome da música pesada da Finlândia.

Pontualmente às 22:30h o Nightwish subiu ao palco, em meio à escuridão que tomava conta do Espaço Unimed, para a execução da primeira faixa da noite, a mais recente “Noise”, do álbum “Human. :II: Nature.” (2020).

Sem mais delongas, “Planet Hell”, do bem-sucedido “Once” (2004), deu sequência ao show, seguida de “Tribal”, outra do mais recente trabalho da banda e um dos pontos altos do show. Uma faixa curta para os padrões da banda, mas com uma performance vocal impecável de Floor Jansen.

A vocalista aproveitou inclusive a execução dessa música para calar os fãs mais radicais (e, porque não dizer, chatos), que a levaram até mesmo a se explicar sobre seu novo corte de cabelo. Durante “Tribal”, Floor mostrou como é perfeitamente possível “bater cabeça” com os cabelos mais curtos.

Como ela própria havia declarado e prometido em sua conta do Instagram, seu novo corte não a impediria de girar sua cabeça e fazer a “hélice” no palco e isso ficou mais do que provado. A vocalista chegou inclusive a postar uma foto desse momento em especial, colocando um ponto final aos impertinentes comentários sobre seu novo visual.

Com um setlist diversificado, o Nightwish, ainda que esteja divulgando somente agora seu recente disco de 2020, devido à ausência de apresentações ao vivo na pandemia, não se limitou a tocar somente as composições novas.

“Élan”, do álbum que marcou a estreia da holandesa Floor Jansen em estúdio com a banda – “Endless Forms Most Beautiful” (2015), assim como a longa “The Greatest Show on Earth”, com seus mais de 20 minutos, também fizeram parte das escolhidas para o show. Essa foi inclusive a eleita para fechar as quase duas horas de apresentação, quando já passava da meia-noite.

Em versão acústica, “How´s the Heart?” ficou muito bonita ao vivo, além dos sucesso “Nemo” e “Ghost Love Score”, extremamente aplaudidas e acompanhadas com atenção pelos fãs.

Com ingressos esgotados e depois de tamanha espera, a expectativa era alta pela turnê desse grande nome do Metal Sinfônico mundial. Os brasileiros ansiavam por isso e tudo saiu como o esperado, com o Nightwish entregando mais uma apresentação memorável em São Paulo.

Mais cedo – Beast in Black

Debutando no Brasil, o Beast in Black ficou com a responsabilidade de entreter a plateia que aguardava o Nightwish. Com coragem e carisma, superando até mesmo problemas de som com o microfone o vocalista grego Yannis na primeira música, a banda pareceu agradar quem esteve presente no Espaço Unimed.

Com uma diferente mistura de Power Metal, Rock e Pop, somados a uma boa dose de sonoridade eletrônica e sintetizadores, o Beast in Black tocou por uma hora e “passeou” por composições de seus três discos de estúdio, sendo o mais recente de 2021, o “Dark Connection”, cuja capa foi projetada ao fundo do palco.

Destaques para “Cry Out for a Hero”, “From Hell with Love” e a dançante “One Night in Tokyo”, executadas com muita animação e precisão, inclusive pelos guitarristas e pelo baixista, que mostraram sincronia nas coreografias à moda Kiss e Judas Priest.

Yannis se mostrou muito feliz e transmitiu ao público a alegria de tocar em território brasileiro, prometendo voltar em breve, ao anunciar a participação da banda no festival Summer Breeze Brasil, que acontecerá em abril de 2023, em São Paulo.

Liderada pelo ex-Battle Beast Anton Kabanen (guitarra), o Beast in Black conta ainda com Kasperi Heikkinen (guitarra), Maté Molnár (baixo) e Atte Palokangas (bateria), além do citado vocalista Yannis Papadopoulos.

Agradecimentos à Dynamo e The Ultimate Music-PR pela atenção e credenciamento.

Nightwish Banda:

Tuomas Holopainen – teclado

Emppu Vuorinen – guitarra, violão

Troy Donockley – gaita irlandesa, flauta, guitarra, vocais

Floor Jansen – vocais

Kai Hahto – bateria

Jukka Koskinen – baixo

Setlist Nightwish:

Noise

Planet Hell

Tribal

Élan

Storytime

She Is My Sin

Sleeping Sun

7 Days to the Wolves

Dark Chest of Wonders

I Want My Tears Back

Ever Dream

Nemo

How’s the Heart? (acústica)

Shoemaker

Last Ride of the Day

Ghost Love Score

The Greatest Show on Earth

 

Fonte: Redação Kiss FM