Helloween e Hammerfall – Espaço Unimed, São Paulo – SP
08 de outubro de 2022
Texto por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio
Fotos por Leandro Anhelli – Instagram @anhelli1980
Referência máxima em se tratando de Power Metal, o Helloween passou novamente por São Paulo no último sábado e a equipe da rádio Kiss FM foi mais uma vez conferir a primeira das duas apresentações dos alemães na capital paulista.
Desde que o guitarrista Kai Hansen e o vocalista Michael Kiske se juntaram novamente à banda, em 2016, o Helloween já visitou o Brasil duas vezes – em 2017 e 2019, quando inclusive substituiu o Megadeth no Rock in Rio.
Com ingressos esgotados para essa primeira noite do retorno a São Paulo, o Helloween encheu o Espaço Unimed, trazendo clássicos de sua longa carreira com a turnê “United Forces Tour 2022”.
Em pouco mais de duas horas, os vocalistas Andi e Kiske comandaram a plateia, ora se alternando nos microfones, ora unindo forças para cantar sucessos da banda, como o próprio nome da turnê sugere.
O público reagia de forma efusiva a cada canção executada e era quase impossível ficar parado ao som das agitadas e divertidas “Future World” e “Save Us”, composições que fizeram parte da dobradinha de álbuns “Keeper of the Seven Keys”, lançados em 1987 e 1988.
Do disco mais recente, o homônimo “Helloween”, de 2021, gravado com os sete integrantes pela primeira vez na história da banda, integraram o setlist “Skyfall”, que abriu o show, “Best Time” e a empolgante “Mass Polution”. No palco, uma grande abóbora inflável envolvia o entorno da elevada bateria de Dani Löble, rendendo ótimas fotos e vídeos.
Kai Hansen foi outro destaque, como sempre. Precursor do Power Metal, o muito respeitado guitarrista é um dos fundadores do Helloween e ao lado dos demais membros da banda mostrou animação e qualidade, na impecável execução das canções.
A sintonia entre plateia e músicos se manteve em alta durante toda a noite e o Helloween presenteou os fãs com dois bis, após o encerramento do set regular. A longa “Keeper of the Seven Keys” fechou o primeiro deles e, após uma longa parada de quase 10 minutos, o retorno em grande estilo, com o hino “I Want Out”.
Fica cada vez mais evidente que a decisão da banda de “unir forças” foi certeira, pois ter o privilégio de ver ao vivo em turnê os dois vocalistas do Helloween, além de Kai Hansen e cia é algo muito especial para os fãs, a ser lembrado com alegria para sempre.
Mais cedo – Hammerfall
Como já dizia o anúncio da turnê, não se tratava somente de uma banda de abertura, mas sim de um “convidado especial”. O Hammerfall teve a missão de “aquecer” o público que aguardava ansiosamente pelo Helloween.
E cumpriu essa “missão” com maestria, talento e muito carisma. Em um show contagiante, o Hammerfall tocou por exatamente uma hora, focando nas mais conhecidas músicas da banda, ainda que tenham lançado disco novo em 2022, intitulado “Hammer of Dawn”.
“Let the Hammer Fall”, “Hammer High” e a ótima “Hearts on Fire” foram algumas das canções que empolgaram a plateia. Sob o comando do vocalista Joacim Cans, os fãs cantaram e acompanharam a banda com palmas, mostrando empolgação. Formado na Suécia em 1993, o Hammerfall conta ainda com Oscar Dronjak e Pontus Norgren (guitarras), Fredrik Larsson (baixo) e David Wallin (bateria).
Antes de “(We Make) Sweden Rock”, o vocalista brincou com o público, perguntando quem estava presente pela primeira vez em um show da banda. Este redator que vos escreve era um deles e pode garantir: o Hammerfall ganhou um novo fã.
Agradecimentos à Mercury Concerts e Catto Comunicação pela atenção e credenciamento.
Banda:
Michael Weikath – guitarra
Kai Hansen – vocal, guitarra
Markus Grosskopf – baixo
Michael Kiske – vocal
Andi Deris – vocal
Sascha Gerstner – guitarra
Dani Löble – bateria
Setlist:
Skyfall
Eagle Fly Free
Mass Pollution
Future World
Power
Save Us
Metal Invaders / Victim of Fate / Gorgar / Ride the Sky
Heavy Metal (Is the Law)
Forever and One (Neverland)
Solo de guitarra – Sascha Gerstner
Best Time
Dr. Stein
How Many Tears
Bis:
Perfect Gentleman
Keeper of the Seven Keys
Bis 2:
I Want Out