Texto por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio

Não é sem razão que o Ghost vem angariando tantos fãs nos últimos anos, destacando-se como um dos principais nomes do Rock da “nova safra” de bandas, se é que se pode chamar de “novo” um grupo com quinze anos de estrada.

Os vencedores do Grammy Awards, dentre outros prêmios, vieram a São Paulo para duas apresentações, trazendo à capital paulista a turnê “Re-Imperatour”, cujo nome faz referência ao disco “Impera” (2022), para muitos (e também para o júri do American Music Awards), considerado o álbum de Rock do ano passado.

Liderado pelo sueco Tobias Forge, o homem por trás de toda a concepção da banda e dos personagens interpretados por ele e pelos músicos denominados “Nameless Ghouls”, o Ghost fez uma apresentação arrebatadora em São Paulo.

Nem o enorme calor que fazia no Espaço Unimed, tampouco alguns momentos de som não adequadamente ajustado, diminuíram a vibração e a felicidade do público em ver a banda ao vivo, depois de seis anos, desde a última passagem pelo Brasil (no “Maximus Festival”, em 2017).

Toda a versatilidade e criatividade de Tobias ficaram mais do que evidentes na noite de quarta-feira. Cada movimento é ensaiado e tudo acontece conforme programado, com um forte apelo visual, certamente influenciado por artistas como Alice Cooper.

O Papa Emeritus IV, atual personagem do vocalista, troca diversas vezes de roupa, encarnando a própria figura papal e por vezes um mascarado de paletó colorido, ocupando todos os espaços do palco. Os demais músicos também circulam por todos os cantos e interagem bastante com a plateia, estando igualmente mascarados.

Musicalmente, o repertório é diversificado, como tem sido a própria discografia do Ghost. Do Rock mais pop e comercial ao progressivo, passando pelo Hard Rock e Metal, assim pode ser definido o estilo da banda.

O show começa depois de mais de quinze minutos de música sacra, até que o vocalista e os músicos aparecem, ao som da excelente “Kaisarion”, seguida dos gritos do público em “Rats”, uma das faixas mais legais da noite.

Em “Con Clavi Con Dio”, tem-se um instrumental poderoso e o Papa Emeritus devidamente trajado, utilizando um turíbulo com incenso no centro do palco, como se estivesse a celebrar uma missa macabra para seus fiéis e devotos fãs. Já para a execução de “Mary on a Cross”, Tobias pergunta se todos estão bem e querem cantar junto com ele.

A resposta do público é imediata a cada canção tocada, valendo destacar as mais pesadas do setlist, “Mummy Dust” e “Watcher in the Sky”, além de um divertido momento ao final de “Ritual”, quando um dos guitarristas executa alguns riffs a mais e tem sua palheta retirada e jogada à plateia pelo baixista.

Os fãs sabiam as letras e as cantavam com empolgação – “Call Me Little Sunshine” é um ótimo exemplo de como o público acompanhou o vocalista, com direito a muitas palmas para deixar tudo ainda mais bonito.

Salientando que foi muito bem acolhido pelos brasileiros nas outras vindas do Ghost ao país, Forge pediu aplausos a todo o time de produção que fez o show ocorrer, apesar da correria e de todas as questões logísticas envolvidas.

Essas foram inclusive as causas que impediram a banda Crypta de se apresentar antes, conforme divulgado. O vocalista lamentou o fato de que o grupo feminino de Death Metal não pôde estar presente, pedindo palmas para a banda Crypta.

Antes de retornar para o bis, Tobias foi à frente do palco avisar que era hora de ir para casa e aproveitou para perguntar se os presentes queriam mais músicas. É claro que a resposta foi um sonoro “sim” e, com a banda de volta, ele prometeu que mais três canções seriam executadas.

A trinca final foi a “cereja do bolo” da noite, em meio a uma chuva de papel picado. “Kiss the Go-Goat”, além das dançantes (como o nome de uma delas sugere) e com pegada oitentista “Dance Macabre” e “Square Hammer”, encerraram esse memorável espetáculo visual e musical.

Agradecimentos à Midiorama e Move Concerts pela atenção e credenciamento. Fotos por Rafael Strabelli – @rafaelstrabelli/Espaço Unimed – gentilmente cedidas pela assessoria do evento.  

Setlist:

Kaisarion

Rats

Faith

Spillways

Cirice

Absolution

Ritual

Call Me Little Sunshine

Con Clavi Con Dio

Watcher in the Sky

Year Zero

Spöksonat + He Is

Miasma

Mary on a Cross

Mummy Dust

Respite on the Spitalfields

Bis

Kiss the Go-Goat

Dance Macabre

Square Hammer