Por Otávio Juliano – Instagram @showsbyotavio

Fotos por Rogério Talarico/Metalconcerts.net – Instagram @rogeriotalarico

Para os ouvintes da Kiss FM o dia 13 de julho não é somente reconhecido como o Dia “Mundial” do Rock, data celebrada anualmente no Brasil, mas também representa o aniversário da rádio.

Em 2023, a Kiss FM celebra 22 anos de existência e, após anos de pandemia e restrições por conta de saúde, pôde reabrir as portas aos ouvintes para o tradicional “Open House”, ocorrido na última quinta-feira.

Se o dia foi agitado na rádio, com muita diversão, visitas dos ouvintes, pizza da Al Capizza, tatuagens do estúdio Hangar 82 e até um show com a banda Órfãos do Sarriá, a noite foi de celebração do Rock autoral no “Templo do Rock” da cidade de São Paulo, o Manifesto Bar.

A equipe da Kiss FM esteve presente no bar e foi conferir os shows das bandas Nite Stinger e Spektra, dois novos nomes do Hard Rock nacional, com álbuns lançados em 2021. Uma semana antes, músicos das bandas participaram do programa Autoral Brasil, apresentado por Paul Martins e Marcel Costa às quintas-feiras, para divulgar o evento.

Spektra

Foi inclusive o próprio Paul Martins que subiu ao palco do Manifesto Bar para apresentar a banda Spektra, salientando o orgulho de fazer parte daquela noite de celebração do rock autoral.

Feita a devida introdução, BJ (vocal), Henrique Canale (baixo), Leo Mancini (guitarra) e Edu Cominato (bateria) deram início ao show, para felicidade dos fãs e amigos presentes, que aguardavam a apresentação da banda.

Nome pertencente ao cast da gravadora italiana Frontiers, o Spektra lançou “Overload” em 2021, com canções de Melodic Hard Rock de muita qualidade e bom gosto, inspiradas em nomes como Foreigner e Journey.

Para a noite do Dia do Rock, o Spektra executou as onzes composições do álbum de estreia, em mais de uma hora de apresentação, trazendo ainda alguns covers e um convidado especial.

A faixa-título “Overload”, a linda balada “Since I Found You”, a pesada “Our Love” e “Just Because”, a melhor faixa do disco na opinião deste redator, foram só alguns dos pontos altos do show. O vocalista BJ fez questão de ressaltar a qualidade e o talento dos músicos brasileiros, lembrando que o Rock nacional não deixa a desejar em nada para o internacional. A banda Spektra é inclusive um ótimo exemplo disso.

Formada por músicos experientes e com diversos trabalhos de destaque ao lado de importantes nomes da música, como Jeff Scott Soto, Eric Martin, Richie Kotzen, Shaman, dentre outros, o Spektra merece a atenção que vem recebendo e deve alçar voos ainda mais altos no futuro, tamanha a excelência na produção das músicas da banda.

Além das canções autorais, o Spektra convidou ao palco o guitarrista Hugo Mariutti para executar “Livin` The Life” (Steel Dragon – faixa da trilha sonora do filme “Rock Star”). Mais cedo, a banda também tocou versões de “Ask The Lonely” (Journey), “Who´s the One” (Winger) e “Get the Funk Out” (Extreme), canção que exigiu muita concentração do guitarrista Leo Mancini para a execução dos solos de Nuno Bettencourt, como brincou o vocalista BJ.

Nite Stinger

 

Como era dia de clássico paulistano no futebol – Palmeiras e São Paulo jogaram pela Copa do Brasil, o Manifesto Bar transmitiu o jogo na íntegra e o Nite Stinger, banda convidada para abrir o evento, entrou em cena imediatamente após o fim do jogo, por volta das 22hs.

Se o Spektra vem se destacando no cenário nacional e internacional, o Nite Stinger igualmente merece atenção dos fãs de Hard Rock que ainda eventualmente não o conheçam. O homônimo disco da banda está disponível desde 2021 para provar isso.

 

Jack Fahrer (vocal), Bento Mello (baixo) e Bruno Marx (guitarra) se juntaram ao novo membro da banda, Marc D’Luca (guitarra), e ao baterista convidado Rafael Rosa (Sinistra), que substituiu Ivan Busic na apresentação, para quarenta minutos de muito Rock calcado nos anos 80.

Músicas como “Gimme Some Good Lovin’”, primeiro single do Nite Stinger, “That Feeling” e “You Want It, You Got It” são referências claras e diretas à década de oitenta, período em que o Hard Rock imperava e bandas como Guns N` Roses, Mötley Crüe e Dokken dominavam as paradas de sucesso e lotavam casas noturnas, principalmente em Los Angeles.

No setlist ainda coube uma ótima versão de “Danger Zone”, clássica faixa da trilha sonora do filme “Top Gun – Ases Indomáveis” (1986), e uma composição inédita, ainda sem título definido, como o próprio baixista Bento Mello confidenciou a este redator após o show.

 

Setlist Spektra:

Back Into Light

Behind Close Doors

Our Love

Forsaken

Breakaway

Just Because

Get the Funk Out (Extreme)

Don’t Matter

Who’s the One (Winger)

Since I Found You

Ask the Lonely (Journey)

Lonely Road

Livin’ the Life (Steel Dragon)

Overload

Running Out of Time

 

Agradecimentos ao Manifesto Bar (Silvano e Andre) pela atenção e credenciamento.