Advertisement
Advertisement
Advertisement

Fãs dão show em celebração de legado da Legião Urbana em São Paulo

10 maio, 2023
Fãs dão show em celebração de legado da Legião Urbana em São Paulo

Segundo o site Wikimetal, o  terceiro projeto de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá teve sua estreia em São Paulo no último sábado, 7. O reencontro dos remanescentes da Legião Urbana aconteceu para uma turnê inédita chamada As V Estações que celebras dois álbuns icônicos da banda, As Quatro Estações (1989) e V (1991), e mais uma vez, o público não decepcionou e compareceu em peso no Espaço Unimed.

Dessa vez, Dado e Bonfá não utilizaram o nome da Legião no projeto, talvez para evitar problemas judiciais, mas o fato é que isso não interferiu em nada e mostrou que o legado da banda é muito maior do que qualquer polêmica. Acompanhados por André Frateschi (vocal), Lucas Vasconcellos (guitarra), Mauro Berman (baixo e direção musical) e Pedro Augusto (teclado), o simpático Dado vai ao microfone dar boa noite e as boas vindas à apresentação da turnê, As V Estações. O show teve início com “Há Tempos” seguida por “Meninos e Meninas” e “Sereníssima”. Os fãs dão seu show cantando os longos textos do Renato Russo com afinco numa sinergia surreal.

André fala que é muito bom tocar em casa antes de executarem “Eu Sei” que é acompanhada de imediato pelos fãs. Nem mesmo o jogo de cartas marcadas no quesito repertório tirou a espontaneidade e até o ineditismo para muitos que estavam presenciando a execução daquelas músicas pela primeira vez.  Em alguns momentos, Dado assume os vocais como no caso de “Sete Cidades” e em outros, Bonfá em “Teatro dos Vampiros” e “Por Enquanto”.

Advertisement

O setlist foi montado com muito cuidado. A sequência que veio a seguir deu a oportunidade aos fãs de reviverem momentos que certamente ficaram eternizados em suas vidas e a nostalgia tomou conta em “Tempo Perdido”, “Índios”, “Será”, “Faroeste Caboclo” e “1965 (Duas Tribos)”.  Os arranjos, a performance da banda, as belas imagens no telão e o publico fazendo um grande coral transformaram esse em um dos momentos mais marcantes da noite.

O lado teatral aflora em “Soldados” quando Frateschi desafia Dado com seu kilt como numa tourada, Villa-Lobos responde simulando ataques com a guitarra até que Andre cai no chão e suplica por sua vida. Marcelo volta aos vocais em “Se Fiquei Esperando”.  Aproveitam o momento para apresentar a banda que foi muito bem recebida pelos paulistanos. Mas quando André apresenta a dupla indispensável para que tudo isso estivesse acontecendo, a casa vai abaixo. Dado se mostra feliz e surpreso com o número de crianças presentes. Diz ainda que é bom ver que mesmo após quatro décadas, a música da Legião ainda tem relevância e angaria novos fãs.

Após o momento caloroso e sob os gritos de “uh é Legião”, Dado assume novamente os vocais em “Quando O Sol Bater” e faz um excelente trabalho. O show vai chegando ao fim com “Pais e Filhos”, que é mais uma que o público praticamente canta sozinho. Se despedem com “Monte Castelo”. A volta para o bis foi emocionante, André surge com uma bandeira nas mãos com a imagem do Renato Russo, Dado, Bonfá e Renato Rocha (Negrete) e ressalta a importância da presença dos legionários. Fala ainda que Renato além de estar presente nas letras e melodias da banda, hoje é raio, trovão, o verdadeiro sopro do dragão que está acima deles. Grita: “Viva Renato Russo!” O público responde gritando o nome do ex-cantor incessantemente. O momento é interrompido quando sem anunciar, se despedem com a épica “Metal Contra As Nuvens”, uma das mais aguardadas do show.

Infelizmente, dois integrantes (Renato Russo e Renato Rocha) da fase clássica da banda não estão mais entre nós mas isso não impede que a dupla continue a celebrar o material que fizeram parte. Desde que foi anunciada essas comemorações aos discos da Legião Urbana em 2015, os fãs têm apoiado o projeto com um imensa devoção, sem fazer qualquer questionamento sobre a legitimidade das turnês. O que se viu no Espaço Unimed comprova que as músicas  são atemporais e que transcenderam aos próprios criadores. Não existem palavras que descrevam com perfeição a experiência de se presenciar um show desses. Pareceu um encontro de almas em sintonia, uma verdadeira catarse num sonho feliz!

Texto por Marcelo Gomes

Fonte: Wikimetal

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM