Durante uma entrevista a Classic Rock, o guitarrista Tony Iommi, relembrou o processo de gravação do álbum de estreia do Black Sabbath de 1970, o disco que deu origem ao Heavy Metal e revolucionou o Rock and Roll influenciando toda uma geração e uma infinidade de bandas que surgiam década após década. “Black Sabbath” estreou em 13 de fevereiro de 1970. Veja abaixo a declaração de Tony Iommi:
“A ideia era fazer um álbum mais pesado do que qualquer coisa que já tivesse sido ouvida antes. Queríamos fazer algo diferente.
Tínhamos apenas baixo, bateria, guitarra e vocais. Não tínhamos teclados ou um guitarrista base. A ideia era fazer o som o mais grande possível para o que tínhamos.
Estávamos contando com [o produtor] Rodger Bain, porque nunca tínhamos feito um disco antes. Era muito diferente para nós entrar em um estúdio com um produtor.
Não sabíamos nada sobre gravação. Tudo o que sabíamos naquela época era como tocar as músicas, como fazíamos nos shows.
Como tínhamos apenas alguns dias para fazer o álbum inteiro, foi difícil para nós porque você só tinha uma chance em cada música. Não havia tempo para continuar repetindo as músicas. Fizemos uma tentativa e foi isso.
Lembro-me de quando fizemos ‘Warning’, era uma faixa bem longa — quando costumávamos fazer no palco, durava quinze minutos — mas quando a gravamos, nós a bagunçamos um pouco.
Eu disse, ‘Podemos fazer de novo?’ E Rodger disse, ‘Bem, ok, você pode tentar mais uma vez.’ E foi isso. Nós ficamos tipo, Puta merda! Foi um pouco estressante. No final, Rodger editou um pouco.
Nós amávamos a ideia de lançar um álbum, mas nunca sabíamos por um minuto o que aconteceria com ele, é claro. Era simplesmente emocionante poder fazer um álbum.
Estávamos voltando de uma turnê europeia quando ouvimos que o álbum estava no top dez. Puta merda! Ficamos em choque.”