Advertisement
Advertisement
Advertisement

Anthony ‘Top’ Topham, guitarrista fundador do Yardbirds, morre aos 75 anos

27 janeiro, 2023
Anthony ‘Top’ Topham, guitarrista fundador do Yardbirds, morre aos 75 anos

Segundo o site Big Rock N’ Roll, Anthony ‘Top’ Topham, o guitarrista fundador dos Yardbirds , morreu nesta segunda-feira (23), aos 75 anos. A morte do roqueiro foi confirmada por meio de uma declaração de seu publicitário.

Sanderson Rasjid, nascido Antony ‘Top’ Topham, faleceu pacificamente na segunda-feira, 23 de janeiro, cercado por sua família“, dizia em parte. “Nascido em Londres em 3 de julho de 1947, ele tinha 75 anos e lutava contra a demência em sua últimos anos”.

Topham tinha apenas 15 anos quando co-fundou os Yardbirds em 1963 ao lado de seus amigos de escola, o cantor Keith Relf, ​​o baixista Paul Samwell-Smith, o baterista Jim McCarty e o guitarrista base Chris Dreja. Topham deixou a banda em um ano para se concentrar em seu diploma de arte e foi substituído por Eric Clapton, o primeiro dos três guitarristas principais do Yardbirds (junto com Jeff Beck e Jimmy Page ) que alcançariam a fama mundial.

Advertisement

Em sua carreira pós-Yardbirds, Topham trabalhou ao lado de muitos outros músicos lendários, incluindo Marc Bolan, Peter Green e Christine McVie. Um problema de saúde o forçou a deixar a indústria da música em 1970, mas ele voltou em 1988 para unir forças com seu ex-colega do Yardbirds, McCarty, no grupo de blues Topham-McCarty.

Na última parte de sua carreira, Topham voltou aos Yardbirds como membro oficial mais uma vez, assumindo o lugar de Dreja como guitarrista base em 2013. Essa passagem durou dois anos, quando Topham deixou o grupo pela última vez.

 

Descanse em paz, Anthony ‘Top’ Topham…

 

Fonte: Big Rock n’ Roll – Juliana Carpinelli

Advertisement


NOTÍCIAS
RECEBA NOTÍCIAS DO MUNDO DO ROCK E PARTICIPE DOS NOSSOS CONCURSOS
Kiss FM 92.5

Avenida Paulista, 2200 - 15º andar - São Paulo/SP

atendimento@kissfm.com.br

WhatsApp do ouvinte: 11 99887.4343

Kiss FM